A obra em números

Com trabalho em três turnos, Arena do Grêmio já tem 83% das obras concluídas

Novo estádio do Grêmio deve ser concluído em novembro

28/07/2012 | 16h25
Com trabalho em três turnos, Arena do Grêmio já tem 83% das obras concluídas Lauro Alves/
Vista da Arena à noite impressiona quem passa pela freeway Foto: Lauro Alves

A pouco mais de cinco meses de seu encerramento, as obras da Arena do Grêmio viraram atração turística. Erguida na zona norte da Capital, às margens da freeway, ela não permite que ninguém fique indiferente a sua suntuosidade. À noite, quando suas luminárias são acionadas para que o terceiro turno das obras seja tocado, o espetáculo fica ainda mais atraente.

Em Porto Alegre desde setembro de 2010, os cerca de 2,6 mil operários, a maioria deles de origem nordestina, já se integraram à rotina do bairro. Há quem comente, em tom de brincadeira, que alguns deles, encantados com moradoras do bairro Humaitá, vieram para ficar. A maioria, contudo, não abre mão das visitas aos familiares a cada dois meses, bancadas pela construtora OAS.

Quase dentro do campo

Antes mesmo de ficar pronta, a Arena já pode ser visitada pelos gremistas. Nos domingos em que o time atua fora, associados que já fizeram a migração para a nova casa realizam um passeio de uma hora pelo local, conduzidos por engenheiros e técnicos envolvidos na obra. O interesse é tão grande que os grupos de visitantes chegam a contar com até 500 pessoas. O que mais impressiona os torcedores é a pouca distância em que eles ficarão do gramado, exatamente como nas arenas europeias. 

Inauguração

Com a desistência do Bayern Munique, que não obteve folga no calendário alemão, o Hamburgo, também da Alemanha, será mesmo o adversário escolhido para a inauguração da Arena. Será preciso uma ginástica para que o clube cumpra o compromisso, pelo qual receberá cota de US$ 1 milhão. Dias 7, 8 e 9 de dezembro, ocorrerá a 16ª rodada do  campeonato alemão, em que o Hamburgo enfrentará o Hoffenheim. Ele precisará ser liberado deste compromisso para viajar ao Brasil. 

Dia 19 de dezembro, a Arena abrirá suas portas para a 10ª edição do Jogo Contra a Pobreza, promovido pela ONU, com a presença de ex-craques como Ronaldo Nazário e Zidane.

Amsterdan Arena

Depois de atuar como consultora do Grêmio no projeto inicial do novo estádio, a empresa Amsterdan Arena volta à cena. Ela foi contratada pela Arena Portoalegrense, empresa responsável por gerir a obra, para atuar na organização dos eventos paralelos ao futebol, a partir de 2013. Multiuso e com capacidade para abrigar 60 mil pessoas, a Arena do Grêmio também será palco de espetáculos e shows artísticos nacionais e internacionais. O primeiro teste será o show da colombiana Shakira, um dos eventos que marcarão sua inauguração, dia 8 de dezembro. 

Número de funcionários - As obras são realizadas em três turnos. Durante o dia, trabalham 2,6 mil operários. À noite, período em que o trabalho se estende das 19h às 5h, são 250 trabalhadores.

Percentual de conclusão - Iniciadas dia 20 de setembro de 2010, com o lançamento da pedra fundamental, a Arena já  tem 83% de suas obras concluídas.

Previsão de inauguração - O cronograma prevê a conclusão das obras para o dia 30 de novembro. A inauguração está prevista para o dia 8 de dezembro, um sábado.

O que dá para observar - Quem trafega pela freeway já pode notar que a cobertura do estádio está quase toda concluída. O percentual chega a 60%. As arquibancadas já estão prontas e serão exibidas a jornalistas terça-feira. Também o acabamento, em tom azul, já está sendo feito.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.