Bons números

Grêmio tem a quinta melhor defesa e sexto ataque mais eficiente do Brasileirão

Números positivos mostram equilíbrio do time gaúcho. Volante Souza comemora evolução e padrão de jogo

06/08/2012 | 19h34
Grêmio tem a quinta melhor defesa e sexto ataque mais eficiente do Brasileirão Lucas Uebel/
Com a consolidação de Souza no meio-campo, Grêmio conseguiu série de bons resultados no Brasilierão Foto: Lucas Uebel

Em bom momento no Campeonato Brasileiro, o Grêmio de Luxemburgo prioriza o ataque e busca a vitória, mas não se esquece da retaguarda. Com a quinta melhor defesa da competição, empatado com o Corinthians, o Tricolor levou quatro gols nas últimas cinco partidas no certame nacional. Por outro lado, mantém o equilíbrio e tem o sexto melhor ataque.

A solidez defensiva dos gremistas é um dos fatores que tem agradado o técnico Vanderlei Luxemburgo. São 13 gols sofridos no total, menos de um por partida no Brasileirão - a média é de 0,92. Por outro lado, tem 21 tentos feitos, marca de 1,5 por jogo. Logo, é só manter a média que as vitorias virão.

— Nosso time todo evoluiu bastante. Quando o coletivo vai bem, as atuações individuais também melhoram. Nosso padrão de jogo está muito bom. Não é de graça que uma equipe alcança cinco vitórias em seis partidas, sofrendo poucos gols e chegando com força ao ataque — comentou o volante Souza.

Ainda que tenha funções inicialmente defensivas, foi de Souza o gol que virou a partida contra o Bahia, na tarde deste domingo. O segundo tento gremista teve ainda ajuda de Kleber: o camisa 5 desviou de cabeça na primeira trave, a bola bateu nas costas do Gladiador e entrou.

— Festejei muito o gol pelo momento do jogo e por nos colocar na frente no placar em uma tarde em que buscamos a vitória durante os 90 minutos (...). Nosso desafio é manter o crescimento, mesmo sabendo das dificuldades que aparecerão em uma competição longa e tão equilibrada como o Brasileiro — completou.

O volante marcou seu segundo gol com a camisa gremista. No Brasileiro, esteve em 11 das 14 partidas disputadas até o momento. Além das funções defensivas, Souza também participa do ataque: tem três assistências e uma participação direta em gols do Tricolor.

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.