Na sombra

Telhado da Arena chega ao segundo módulo e muda aspecto da cobertura

Previsão para a conclusão do teto da nova casa tricolor é para o final do mês de outubro

29/08/2012 | 19h38
Telhado da Arena chega ao segundo módulo e muda aspecto da cobertura Juliano Kracker/Divulgação
Segundo módulo da cobertura da Arena do Grêmio começa a receber telhado Foto: Juliano Kracker / Divulgação

Após começar a receber o telhado no final de julho, a cobertura já faz sombra na Arena do Grêmio. O teto da nova casa tricolor passou do primeiro módulo, na parte traseira da arquibancada, para o segundo, que avança em direção ao gramado e será o principal responsável por abrigar os torcedores e espectadores no estádio.

A 52 metros do chão — quase três vezes a altura do Olímpico —, a função do telhado será proteger 60.540 torcedores. A cobertura da Arena, que começou a ser instalada em maio, passou até por ultrassom para certificar sua imortalidade: nada, garantem os comandantes da obra, oferece risco àquelas 2,7 mil toneladas de metal.

O sistema escolhido, chamado "ROOF Termo Isolante", é constituído por telhas metálicas em formato de ondas, sobre as quais será utilizada uma lã de isolamento com 63,5 mm de espessura, e mais uma camada superior. A cobertura inclui ainda a colocação de uma borda interna feita de policarbonato azul, que permitirá a passagem de luz para o gramado da Arena.

— São várias camadas que fazem parte da cobertura e elas vão sendo colocadas pouco a pouco. Haverá o cuidado de colocar proteção acústica e isolamento térmico nessa estrutura — afirma o presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini.

A previsão para a conclusão de toda a cobertura, que terá todas as suas camadas finalizadas ao mesmo tempo, é para o final de outubro. Depois, a parte inferior receberá seus requintes. Telões imensos, holofotes de última geração, tudo estará acoplado ao teto importado da Europa.

Conheça os detalhes da cobertura da Arena, apontada como um diferencial da nova casa gremista — avaliada em R$ 600 milhões, e que deve ser inaugurada em dezembro.

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.