Inspeção

Perícia analisará problema na avalanche na Arena

Torcedores acabaram feridos na comemoração de gol contra a LDU

31/01/2013 - 10h00min | Atualizada em 31/01/2013 - 11h45min
Perícia analisará problema na avalanche na Arena Fernando Gomes/Agência RBS/
Gradis cederam durante comemoração do gol gremista contra a LDU Foto: Fernando Gomes/Agência RBS  

Investigadores da Polícia Civil e técnicos do Instituto-geral de Perícias devem fazer na manhã desta quinta-feira a primeira análise da grade da mureta da arquibancada da Arena do Grêmio. O gradil caiu aos 17 minutos do segundo tempo quando uma avalanche comemorava o gol de Elano, fazendo com que vários torcedores despencassem no fosso do estádio.

A investigação policial ficará a cargo da 4ª Delegacia da Polícia Civil de Porto Alegre. Respondendo temporariamente pela distrital, o delegado Thomaz Cleber Mercio Pereira afirmou que a perícia será a base do inquérito que buscará os responsáveis pela falha que resultou em oito feridos na noite de quarta-feira.

— Depois, enviaremos um ofício ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) pedindo que eles solicitem à construtora um laudo sobe a qualidade do material usado na obra. Foi impressionante a facilidade com que a grade se desgrudou da mureta — afirmou o delegado.

A existência da avalanche é uma polêmica que se arrasta desde o final de 2012. Em novembro, a Brigada Militar sugeriu ao Grêmio que ela deixasse de ocorrer em nome da segurança dos torcedores. A corporação entendia que o local destinado às torcidas organizadas deveria receber cadeiras a exemplo do restante do estádio.

A direção gremista e a OAS, empresa que construiu a Arena, sustentavam que a obra havia reforçado o setor justamente para que a avalanche fosse executada. Os bombeiros não aceitaram os argumentos, mas permitiram que a área fosse liberada para os jogos iniciais apenas com a instalação de barreiras (estruturas de metal) antiesmagamento.

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), engenheiro Luiz Alcides Capoani, enviou uma equipe à Arena nesta quinta-feira para fazer um relatório sobre o episódio da queda da mureta na arquibancada do novo estádio. As informações servirão de base para uma análise que apurará se houve erro na construção ou se as condições de uso não estavam previstas no projeto inicial.

 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.