
A redução de custos com o futebol implementada pelo presidente Fábio Koff para a próxima temporada deve fazer com que o Grêmio dispute a Copa Libertadores com laterais que já estão no clube.
Com a saída de Alex Telles para o Galatasaray, da Turquia, caso nenhum reforço desembarque na Arena, o técnico Enderson Moreira utilizará Pará no lado direito, e o garoto Wendell, que será comprado em definitivo junto ao Londrina, no esquerdo.
É claro que negócios de ocasião podem surgir, mas somente com atletas contratados pelos custos de salário - o que reduz ainda mais as opções em um mercado que já é extremamente restrito. A tendência é de que ao menos dois laterais da equipe sub-20 sejam promovidos para reforçar o grupo profissional.
Assim, a aposta de Koff é que base gremista possa agora dar o mesmo retorno obtido em 1983 e 1995, quando as duas equipes que foram campeãs da América eram recheadas de guris formados em casa.
TITULARES:
- Pará
Caso a direção não contrate reforços para a posição, Pará será o dono da lateral direita do Grêmio na Libertadores. Homem de confiança de Vanderlei Luxemburgo e titular com Renato Portaluppi em 2013, o camisa dois tem contrato por mais duas temporadas com o clube. O jogador de 27 anos cumpre sua função tática na parte defensiva. Na frente, pouco consegue produzir. O único gol pelo clube foi de falta, contra o Flamengo, pelo Brasileirão.
Números no Brasileirão:
- Jogos: 35
- Gols: 1
- Cruzamentos certos: 28
- Cruzamentos errados: 100
- Passes certos: 1321
- Passes errados: 158
- Lançamentos certos: 39
- Lançamentos errados: 88
- Wendell
O Grêmio aposta no garoto Wendell, 20 anos, como substituto de Alex Telles - vendido ao Galatasaray, da Turquia - na lateral esquerda. Para tanto, a direção do Grêmio está próxima de exercer sua opção de compra junto ao Londrina, e ficar com 65% de seus direitos econômicos. Atrevido, Wendell teve oportunidades com Renato durante o Brasileirão, e demonstrou grande potencial ofensivo. Mas ainda precisa aprimorar seu poder de marcação.
Números no Brasileirão:
- Jogos: 9
- Gols: 0
- Cruzamentos certos: 2
- Cruzamentos errados: 5
- Passes certos: 139
- Passes errados: 9
- Lançamentos certos: 3
- Lançamentos errados: 2
QUEM PODE SURGIR
- William Matheus
Um dos destaques do Goiás em sua boa campanha no Brasileirão, o lateral-esquerdo William Matheus fica sem contrato ao final desta temporada. Aos 23 anos, o jogador, que teve passagem pelo Vasco em 2012, está em tratativas com o Palmeiras para a próxima temporada. Como é um negócio de ocasião (viria somente pelo salário), o Grêmio poderia utilizar a vitrine da Libertadores como trunfo para tentar um acordo e fechar sua contratação.
SANTO DE CASA
- Tinga
Após destacar-se no Brasileirão sub-20, o lateral-direito, que já teve até sondagem do Real Madrid B, será integrado ao grupo profissional. Será, no mínimo, a sombra de Pará durante a Libertadores.
- Moisés
Contratado junto ao Juventude no meio do ano, é polivalente: atua também como volante. Aos 23 anos, participou de quatro jogos com Renato no Brasileirão e mostrou boa qualidade nos cruzamentos.
- Breno
Lateral-esquerdo elogiado pela direção por suas atuações no time sub-20, poderá ganhar uma chance entre os profissionais e participar da pré-temporada. É cotado para ser o reserva de Wendell.
- Guilherme Biteco
Embora a lateral esquerda não seja a sua posição de origem, sempre que foi improvisado, se saiu bem. Como a concorrência no meio-campo é mais forte, sua velocidade pode ser aproveitada no flanco.
VOLTAM DE EMPRÉSTIMO E TÊM FUTURO INDEFINIDO
Tony (lateral-direito, estava no Criciúma), Bruno Collaço (lateral-esquerdo, estava no Náutico), Spessatto (lateral-direito, estava no Juventude), Dener (lateral-esquerdo, estava no Caxias, Léo Campos (lateral-esquerdo, estava no Guarani de Palhoça-SC).