Pré-temporada

Primeiro treino do Grêmio com bola tem técnica apurada de Alán Ruiz, aplausos para gols e susto de goleiro

Dos 28 jogadores levados para a Serra, só não participaram os zagueiros Saimon e Gabriel

Primeiro treino do Grêmio com bola tem técnica apurada de Alán Ruiz, aplausos para gols e susto de goleiro Tadeu Vilani/Agência RBS
Atuação do volante Edinho e do argentino Alán Ruiz foi elogiada pelos torcedores Foto: Tadeu Vilani / Agência RBS

Finalmente, bola. Depois de cinco turnos de trabalhos físicos, um deles já em Bento Gonçalves, os jogadores do Grêmio realizaram o primeiro treino tático da pré-temporada. Foi na tarde deste sábado, no estádio do Flamengo, de São Valentim, localizado em meio a um cinturão esverdeado de parreiras de uvas. A bola utilizada foi a mesma escolhida para os jogos do Gauchão. Dos 28 jogadores trazidos para a Serra, só não participaram os zagueiros Saimon e Gabriel, que ficaram na academia do hotel.

Enderson Moreira deixou o grupo à vontade. Montou três times e usou apenas metade do gramado, para, em campo reduzido, ver o time aprimorar a posse de bola e a noção de espaço. Ao lado de seus dois auxilliares, que vieram com ele do Goiás, o novo técnico apenas observou o trabalho, com um apito na boca e o pé direito apoiado sobre uma bola.

Cerca de 200 torcedores acompanharam o treinamento, em que Enderson, para frustração geral, sequer esboçou um time titular. Como sempre, Zé Roberto foi quem teve seu nome mais citado. Mas também havia atenção especial para a movimentação do argentino Alán Ruiz, apresentado na véspera. Com um tom violeta nas chuteiras, ele mostrou técnica apurada quando fez um lançamento longo e preciso usando o pé esquerdo, o preferencial. À vontade, arriscou até um chute à longa distância, que acertou o travessão da meta defendida por Busatto.

Outra novidade, o volante Edinho também ouviu elogios ao fazer uma inversão de jogo da esquerda para a direita.

— Só não me gasta tudo na pré-temporada — brincou uma torcedora, provocando risos.

Cada gol marcado era seguido de comemoração e aplausos, como se tivesse ocorrido em jogo oficial. O primeiro foi de Guilherme Biteco, que venceu Marcelo Grohe com um chute forte. Até mesmo quando Barcos marcou um gol, mesmo sem goleiro, houve discretos aplausos.

— Ó, a bola começou a entrar — vibrou um torcedor quando Kleber acertou as redes, com um chute rasteiro.

Também não faltaram sustos. Primeiro, no momento em que o zagueiro Pedro Geromel chutou o gramado ao tentar interceptar um passe e fez um gesto de dor. Depois, quando o goleiro Tiago, promovido do time sub-20, lesionou o joelho direito e caiu no gramado, sendo logo atendido pelo médico Márcio Bolzoni. Já sem chuteiras, saiu mancando rumo à casamata.

Quando o uruguaio Maxi Rodriguez estatelou-se no gramado, após uma dividida com Ramiro, a frase de uma torcedora foi de apreensão:

— Não me machuquem o Maxi!

Notícias Relacionadas

Desabafo na Serra 11/01/2014 | 12h47

Barcos diz ter sido mal-interpretado ao revelar salários atrasados no Grêmio

Para o argentino, faltou aos jornalistas dizer que ele falava em nome do grupo, e não de modo individual

Pré-temporada 11/01/2014 | 10h45

Público paga ingresso simbólico para ver primeiro treino do Grêmio na Serra

Torcedores desembolsaram R$ 2 para cruzar o portão do estádio do São Paulo

Bento Gonçalves 11/01/2014 | 08h53

Pré-temporada de R$ 200 mil sairá de graça para o Grêmio

Despesas ficarão por conta da patrocinadora Topper e do que for arrecadado em um jantar festivo

Na Serra 10/01/2014 | 23h31

Grêmio chega a Bento Gonçalves e é recepcionado por cerca de 4 mil torcedores

Durante todo o trajeto, houve foguetório e cânticos, como se o time estivesse disputando uma partida

Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.