Diogo Olivier

Descobridor de Luan e Wendell avisa: "Outros virão"

Coordenador de base do Grêmio, Júnior Chávare, fala sobre os novos talentos do clube

28/02/2014 | 08h09
Descobridor de Luan e Wendell avisa: "Outros virão" Divulgação/
Foto: Divulgação

O coordenador-geral das categorias de base do Grêmio, Júnior Chávare, 46 anos, é paulista de Americana. Antes de se mudar para Porto Alegre com a mulher e os dois filhos, de 13 e 21 anos, trabalhava como funcionário e consultor da Juventus, de Turim. Era dele a tarefa de indicar talentos da América do Sul para a Vecchia Signora. Chávare está no centro da nova filosofia da base gremista, que já começa a exibir resultados e despertar o interesse da Europa em ritmo acelerado.

ACESSE E COMENTE NO BLOG NO ATAQUE

Zero Hora — O Grêmio parece ter mudado o perfil de suas apostas. É isso mesmo?
Chávare –
Quando fui procurado pelo Grêmio, deixei bem clara uma condição: a qualidade tem de vir antes da força física e da altura. Acho que conseguimos quebrar alguns paradigmas no clube. Agora, do sub-12 em diante, valorizamos o jogo, o futebol. Tive a sorte de encontrar dirigentes como Rui Costa e Fábio Koff, que acreditaram neste modelo.

ZH — Luan, Wendell e Breno refletem este conceito, então…
Chávare –
E Alex Telles. E o próprio Ramiro, que não preenche o estereótipo do volante grande, com envergadura. Este biotipo mais leve e hábil mudou em toda a nossa base. O Luan ficou meses aqui só treinando antes de jogar. Raça? Sim, claro, é uma marca do Grêmio. Mas a técnica tem de vir antes.

ZH — O interesse tão rápido da Europa te surpreendeu?
Chávare –
Não. Tenho bem presente o conceito comercial do futebol de hoje. Sei o que o mercado quer e exige em um atleta. A captação de talentos é o diferencial nestes tempos de escassez de recursos, e ela tem de estar adequada a esta realidade para ser uma ferramenta de gestão do clube.

ZH — A base seguirá fornecendo Luans e Wendells?
Chávare –
Tenho mais de 3 mil nomes na minha agenda. Destes, monitoro pelo menos 350 mensalmente. Posso dizer ao torcedor do Grêmio que, de onde vieram estes, outros virão ali adiante.

VEJA TAMBÉM

     
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.