Diogo Olivier

Grêmio e Newell's terá megaoperação de segurança visando a Copa

Colunista diz que Porto Alegre será testada nesta quinta-feira

12/03/2014 | 08h18

Campo oficial de treinamento da Copa, a Arena será palco de uma megaoperação de segurança e inteligência no jogo entre Grêmio e Newell’s Old Boys, amanhã, pela Libertadores.

ACESSE E COMENTE NO BLOG NO ATAQUE

Trata-se de um ensaio para quando a seleção argentina enfrentar a Nigéria, no Beira-Rio, dia 25 de junho.

Para se ter ideia do tamanho da brincadeira, melhor citar os órgãos envolvidos: Secretaria da Segurança Pública, Exército, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Brigada Militar, EPTC, Comitê Organizador Local e Agência Brasileira de Inteligência (vinculada ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República).

A partir de um pedido de informações do consulado argentino, que prevê uma invasão hermana para ver Messi em Porto Alegre, a Secretaria da Segurança Pública resolveu organizar o exercício.

O cérebro da megaoperação será o 7º andar da Secretaria da Segurança Pública, onde fica o Centro Integrado de Comando e Controle e suas dezenas de monitores, conectados a câmeras de vigilância espalhadas por todos os lados.

– Este exercício na Arena será fundamental. O cenário de Grêmio e Newell’s é muito parecido ao que teremos no Beira-Rio durante os jogos da Copa, especialmente entre Argentina e Nigéria – explica o coronel Erlo Pietroski, responsável pela operação.

O número oficial de agentes envolvidos na operação é mantido em sigilo, mas o blog apurou que pode passar de mil.

O gaúcho Andrei Augusto Passos Rodrigues (foto), delegado da PF e titular da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), do Ministério da Justiça, que tem linha direta com presidenta Dilma Roussef, acompanhará ao vivo a operação na Arena.

Agentes da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência Nacional) monitoram barra-bravas argentinos há algum tempo. Eles – não só do Newell’s, é claro – são esperados também para o jogo contra a Nigéria.

VEJA TAMBÉM

     
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.