Em primeiro

Jean Deretti marca duas vezes, Grêmio faz 3 a 0 no Pelotas e garante liderança do grupo

Meia-atacante e Everton, que saíram do banco de reservas, asseguraram o resultado para os gremistas no Vale

16/03/2014 | 17h48
Jean Deretti marca duas vezes, Grêmio faz 3 a 0 no Pelotas e garante liderança do grupo Bruno Alencastro/Agencia RBS
Grêmio encerra a primeira fase como líder do grupo B Foto: Bruno Alencastro / Agencia RBS

Ganhar o jogo e trazer para a Arena o jogo das quartas de final era a missão do Grêmio. E ela foi cumprida com sobras na goleada por 3 a 0 contra o rebaixado Pelotas, na tarde deste domingo, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo. Jean Deretti e Everton, que haviam iniciado na reservam, decidiram a partida.

Dia 23, o Grêmio enfrentará o Juventude, na luta para avançar à semifinal. Antes, no meio da semana, volta a enfrentar o Newell’s, pela Libertadores, em Rosário.

Sentados nas arquibancadas, os torcedores do Grêmio pareciam testemunhar mais um treinamento coletivo do que uma partida oficial. Só o time de Enderson Moreira, que ainda lutava para garantir o primeiro lugar em sua chave, se dispunha a atacar. Com um pouco mais de capricho, teria feito gols ainda na primeira etapa. Rebaixado, o Pelotas não demonstrava qualquer ambição além de evitar uma goleada.

A rigor, o jogo tinha maior importância para Maxi Rodríguez, Alán Ruiz e Dudu, os postulantes à vaga do lesionado Zé Roberto. Dos três, foi o argentino quem mais se destacou no primeiro tempo, com chutes à longa distância e iniciativa para dribles e assistências. Maxi também tentou, mas criou bem menos. Dudu, aberto pela esquerda, buscou abrir espaços com velocidade, mas sem resultado prático na primeira etapa.

Dudu, Everaldo, em cobrança de falta, Léo Gago e Alán Ruiz foram os jogadores do Grêmio que tentaram os chutes. Aos 14 minutos, um lance curioso. O goleiro Diego atrapalhou-se, perdeu a bola sobre a linha de fundo para Everaldo, que tentou de longe, mas a bola não entrou. A arbitragem, contudo, já havia assinalado falta do centroavante.

Como tem ocorrido em todos os jogos, o Grêmio aumentou a pressão na segunda etapa. Muito por conta da alteração feita por Enderson Moreira, que trocou Matheus Biteco por Everton. E da melhor participação de Dudu, que começou a minar a defesa do Pelotas com suas arrancadas. Aos 10, Geromel desperdiçou na frente do goleiro. Aos 14, Everaldo chegou atrasado em passe de Dudu. Aos 17, Everaldo trombou com Diego e Deretti, que recém havia entrado no lugar do apático Maxi Rodríguez, completou no canto esquerdo: 1 a 0.

Descuidado, o Grêmio quase permitiu o empate, aos 25. Tinga errou na frente da área e Wagner Libano acertou a trave esquerda com um chute forte. A reação terminou por aí. Aos 33, lançado por Everton, Deretti mostrou classe para encobrir o goleiro e fazer 2 a 0. Aos 35, Everaldo acertou a trave e Everton marcou 3 a 0 na sobra e deu números finais ao jogo.

GAUCHÃO — 15ª RODADA — 16/03/2014

GRÊMIO 3
Tiago; Tinga, Bressan, Pedro Geromel e Breno; Léo Gago, Matheus Biteco (Everton, intervalo), Maxi Rodríguez (Jean Deretti, 15"/2°T), Alan Ruiz e Dudu (Yuri Mamute, 34", 2°T); Everaldo. Técnico: Enderson Moreira.

PELOTAS 0
Diego; Michel, Fred, Pedrão (Micael, 20"/2°T) e Alex; Tiago Gaúcho, Igor, Jefferson Costa e Mithyuê (Wagner Libano, 12"/2°T); Carlos Alberto e Sandro Sotilli (Carlos Gatto, 12"/2°T). Técnico: Luiz Carlos Barbieri.

Árbitro: Márcio Coruja, auxiliado por Rafael Alves e Sedenir Martins.

Gols: Jean Deretti (G), aos 16 min e aos 34 min e Everton (G), aos 35 min do 2º tempo.

Cartões amarelo: Pedrão, Sandro Sotilli, Tiago Gaúcho, Micael, Alex (P)

Local: Estádio do Vale, Novo Hamburgo/RS

PRÓXIMO JOGO — LIBERTADORES
QUARTA-FEIRA, 19/3/2014, 22H
NEWELL'S OLD BOYS X GRÊMIO

VEJA TAMBÉM

     
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.