Tentativa de bloqueio judicial

Flamengo ameaça penhorar valores da venda de Wendell por conta de dívida do Grêmio com Rodrigo Mendes

Conforme diretor jurídico do clube carioca, a penhora já foi autorizada pelo Tribunal de Justiça do Rio e poderá ser feita mesmo sem a ação ter transitado em julgado

06/04/2014 | 16h10
Flamengo ameaça penhorar valores da venda de Wendell por conta de dívida do Grêmio com Rodrigo Mendes Júlio Cordeiro/Agencia RBS
O Flamengo alega não ter recebido sua parte quando o Grêmio, em 2003, vendeu Rodrigo Mendes ao Oita Trinita do Japão Foto: Júlio Cordeiro / Agencia RBS

O Flamengo tentará o bloqueio judicial das próximas vendas de jogadores do Grêmio, além da receita gerada pelo Quadro Social. Tudo para se ressarcir na negociação que envolveu o ex-jogador Rodrigo Mendes, em 2003.

Conforme Bernardo Aciolly, diretor jurídico do Flamengo, a penhora já foi autorizada pelo Tribunal de Justiça do Rio e poderá ser feita mesmo sem a ação ter transitado em julgado.

— Com base na decisão da vara de origem, vamos buscar qualquer tipo de construção de receita. A ordem já foi dada — informa o advogado.

O diretor jurídico do Grêmio, Thiago Brunetto, esclarece que o clube poderá recorrer ao STF (Superior Tribunal Federal). Até agora, o Grêmio foi derrotado em primeira e segunda instâncias e também teve decisão desfavorável também no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

— O Flamengo pode ter outro entendimento, mas ainda há etapas por serem vencidas. Ele já tentou a penhora em outras fases do processo, mas não conseguiu — afirma Brunetto.

O Flamengo alega não ter recebido sua parte quando o Grêmio, em 2003, vendeu Rodrigo Mendes ao Oita Trinita do Japão. Sustenta que a negociação não poderia ter sido feita, por ser o detentor dos direitos do jogador. As teses são rechaçadas pelo clube gaúcho.

Conforme Bernardo Aciolly, a dívida é atualizada mensalmente e hoje já alcança os R$ 12 milhões. O advogado se diz consciente da impossibilidade de bloquear as bilheterias da Arena, já que elas não são administradas pelo Grêmio. Por isso, a estratégia é penhorar a arrecadação do Quadro Social.

— Vamos tentar o bloqueio de tudo o que conseguirmos — avisa.

Outro objetivo do Flamengo é penhorar parte dos 6,5 milhões de euros que o Bayer Leverkusen-ALE pagará pelo lateral esquerdo Wendell. Também estão na mira os recursos que poderão ser gerados pela futura venda do meio Luan.

Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.