Explorando a marca

Grêmio reforçará seus projetos de marketing no segundo semestre

Clube gaúcho é o segundo que mais fatura com licenciamentos no Brasil

26/07/2014 | 09h03
Grêmio reforçará seus projetos de marketing no segundo semestre Omar Freitas/Agencia RBS
Grêmio aposta em ações de marketing na Arena Foto: Omar Freitas / Agencia RBS

A rápida identificação da torcida do Grêmio com Giuliano, que já é o jogador que mais vende camisas no clube, será mais explorada. O executivo de marketing, Beto Carvalho, projeta que, ao final do ano, ao menos 400 mil camisetas de toda a linha de jogo desta temporada serão comercializadas.

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— Isso demonstra o forte engajamento da torcida. É uma das que mais se compromete com serviços e produtos oferecidos pelo clube — comenta o executivo.

Argumento que é reforçado por um estudo realizado no ano passado, de autoria da empresa Pluri Consultoria, no qual o Grêmio é apontado como clube com a torcida mais fanática do país _ superando Flamengo e Corinthians, os líderes em volume de torcedores no cenário nacional.

Com este envolvimento, o objetivo do clube é estreitar ainda mais o relacionamento com seus fãs. Ações, como a feita antes do jogo com o Goiás, na volta ao Brasileirão, em que Giuliano, Fellipe Bastos e Marcelo Grohe ligaram diretamente a alguns torcedores, convocando-os para a partida, serão realizadas novamente.

Veja algumas das iniciativas de marketing que serão reforçadas:

Convocação por telefone
A ação de marketing em que Giuliano, Fellipe Bastos, e Marcelo Grohe convocavam a torcida via telefone para o jogo contra o Goiás, foi um sucesso na visão de Beto Carvalho. Conforme o executivo, o vídeo que divulgou a iniciativa nas redes sociais, mobilizou a torcida, que teve boa presença na partida que marcou a volta ao Brasileirão. Ao todo, foram 26 mil torcedores.

Planos para a Arena
O trabalho de marketing do Grêmio vai se intensificar após a mudança para a Arena. O clube já realiza ações na esplanada em dias de jogos. De mini shows com bandas, chute a gol e entrega de bandeiras, as iniciativas estão, aos poucos, conquistando o torcedor. O desafio será atrair eventos e anunciantes para o estádio. Um atrativo será a associação das marcas à imagem dos atletas.

Parceria com a SAP
A parceria entre Grêmio e a empresa alemã de software SAP renderá frutos ao marketing. Além da análise dos jogadores, a solução possibilitará ao clube a realização de ações segmentadas aos sócios. Com a sistematização de dados, a possibilidade de sucesso em iniciativas direcionadas a públicos específicos aumentará.

Hamburgueria 1903
Está prevista para o final de agosto a inauguração da primeira loja da Hamburgueria 1903, rede de fast-foods lançada pelo Grêmio, na Rua dos Andradas, 1.079, na Capital. Pioneiro na iniciativa, o clube trabalha em conjunto com a empresa SportFood, responsável por negociar novas franquias. A cada lanche vendido, uma percentagem de royalties será repassada ao clube. E associados terão desconto em compras.

Ações durante a Copa
Apesar de a Arena não ter sediado nenhum jogo da Copa - abrigou treinos de Holanda, Nigéria e Argélia - o Grêmio soube tirar proveito do evento. O clube adesivou o aeroporto Salgado Filho e o shopping Praia de Belas com seu escudo para saudar os turistas que desembarcavam na cidade. Durante o Mundial, 25% dos consumidores na GrêmioMania do Olímpico eram estrangeiros.

Licenciamento de marca
O Grêmio é o segundo clube brasileiro que mais lucra com sua marca. Segundo estudo realizado pelo consultor de Marketing e Gestão Esportiva, Amir Somoggi, a receita obtida com licenciamentos em 2012 foi de R$ 19,3 milhões _ 8% do faturamento total naquele ano. O único clube que arrecadou mais foi o Corinthians, com R$ 21,6 milhões.

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