Reincidente

Grêmio será julgado no STJD e pode perder até 10 mandos de campo

Laranja arremessada por torcida em jogo com Palmeiras pode render pena

14/07/2014 | 10h46
Grêmio será julgado no STJD e pode perder até 10 mandos de campo Bruno Alencastro/Agencia RBS
Laranja arremessada (na mão do quarto árbitro Jean Pierre Lima) no gramado do Jaconi pode render punição ao Grêmio Foto: Bruno Alencastro / Agencia RBS

O Grêmio será julgado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na tarde desta segunda-feira, a partir das 17h, e corre risco de perder até 10 mandos de campo no Brasileirão. O clube foi denunciado no artigo 213, inciso terceiro, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por conta de uma laranja arremessada pela torcida no gramado do Alfredo Jaconi durante o jogo contra o Palmeiras, pela 9ª rodada.

O ato, que ocorreu aos 9 minutos do primeiro tempo, foi registrado em súmula pelo árbitro Jaílson Macedo de Freitas. Um atenuante está no fato de que o objeto, que foi recolhido pelo quarto árbitro Jean Pierre Lima, não atingiu ninguém dentro de campo. 

Mas o principal problema para o Grêmio é o fato de ser reincidente neste ano. O clube já foi julgado no início de junho também por conta da torcida, que acendeu sinalizadores no Morumbi durante o jogo contra o São Paulo. Por isso, foi punido com uma multa de R$ 5 mil. Também houve caso de racismo ao zagueiro Paulão, do Inter, no Gre-Nal da final do Gauchão disputado na Arena, que gerou multa de R$ 80 mil.

Caso perca algum mando de campo, o Grêmio não precisará cumprir a punição já no jogo contra o Goiás, nesta quarta, na Arena. A decisão só valeria a partir do jogo com o Coritiba, pela 12ª rodada, marcado também para o estádio tricolor. O clube também poderá pedir efeito suspensivo para cumprir uma eventual pena somente após julgamento de recurso.

VEJA TAMBÉM

     
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.