Vida nova

Quem se valorizou e quem perdeu espaço com Enderson no Grêmio

Durante a parada do Brasileirão, técnico mudou bastante sua equipe

Quem se valorizou e quem perdeu espaço com Enderson no Grêmio Montagem sobre fotos de Ricardo Duarte/Agência RBS
Enquanto Alán Ruiz se firmou entre os titulares, Edinho transformou-se em reserva no time Foto: Montagem sobre fotos de Ricardo Duarte / Agência RBS

Com os olhos voltados para a Copa do Mundo, o torcedor do Grêmio mal percebeu a renovação de time que Enderson Moreira promovia na intertemporada. Durante os 45 dias de recesso do Brasileirão, o técnico firmou algumas convicções, cuja eficácia ou não só se perceberá com o passar das rodadas. Por enquanto, as medidas parecem acertadas.

Leia mais notícias sobre o Grêmio
Confira a tabela do Brasileirão

O zagueiro Saimon e o meia Alán Ruiz estão entre os que mais aproveitaram a parada. O primeiro, improvisado como lateral-esquerdo, se encaixa na ideia de uma defesa mais alta e firme. Quanto ao argentino, finalmente encontrou o espaço de campo em que mais rende. Só sai agora do time por lesão muscular.

Outro que cresce em conceito é Pedro Geromel, muito utilizado em jogos do Gauchão e da Libertadores. E os garotos Matheus Biteco e Lucas Coelho também se beneficiam do vento de renovação que sopra no Olímpico.

Enquanto alguns se valorizaram, outros perderam espaço. Alguns, eram titulares durante quase todo o primeiro semestre, como os zagueiros Bressan e Werley.

A queda mais expressiva é a do volante Edinho, que chegou no início do ano como indicação direta do presidente Fábio Koff, e agora pouco é utilizado. Outros, como o lateral Breno e o meia Maxi Rodríguez, também precisarão resgatar a confiança do técnico.

Veja o sobe e desce na preferência de Enderson Moreira:

- Quem subiu:

Alán Ruiz, meia
Com boas atuações antes da parada do Brasileirão, cresceu após ganhar a companhia de Giuliano no meio-campo. Sua maior qualidade está no chute: arrisca ao gol sempre que arruma espaço à frente da área adversária.

Saimon, lateral-esquerdo
A improvisação na lateral surgiu durante a intertemporada, já que Enderson entende que Breno e Marquinhos ainda precisam evoluir para assumir a titularidade. Pouco acostumado a apoiar, tem na marcação sua maior qualidade.

Geromel, zagueiro
As boas atuações contra o San Lorenzo na Libertadores e seu 1m90cm de altura o credenciaram à titularidade. Sua principal qualidade está na bola aérea. Com boa impulsão, se sai bem tanto defensiva como ofensivamente.

Lucas Coelho, centroavante
Assumiu a condição de "sombra" do contestado Barcos após boas atuações contra Goiás e Figueirense depois da parada do Brasileirão. Tem no posicionamento e no arremate as suas principais qualidades.

Matheus Biteco, volante
Foi titular em toda a intertemporada. A volta de Riveros após lesão frustrou seus planos de seguir no time. Mas firmou-se como opção imediata para a posição, superando Edinho. Sua principal qualidade está na saída de bola.


- Quem caiu:

Edinho, volante
Titular em quase todo o primeiro semestre, virou última opção como volante. Na intertemporada, Ramiro, Matheus Biteco e Fellipe Bastos lhe superaram. Até Zé Roberto virou concorrente, e tem entrado  em alguns jogos.

Werley, zagueiro
Foi para o banco por opção própria. Argumentou a Enderson que se sente mais à vontade pela direita e abdicou de ser titular pelo lado esquerdo da zaga. Disputará posição com Rhodolfo, que é peça inquestionável da defesa.

Breno, lateral-esquerdo
Foi titular em seis dos nove jogos do Grêmio no Brasileirão antes da Copa. Mas o técnico ainda crê que o garoto precisa melhorar para seguir como titular. Assim, improvisou o zagueiro Saimon para ter uma defesa mais segura.

Bressan, zagueiro
Utilizado no Gauchão e nos primeiros jogos do Brasileirão, acabou perdendo espaço após a volta de Rhodolfo, que estava lesionado. Como Werley decidiu brigar por vaga na direita, as chances serão cada vez mais escassas.

Maxi Rodríguez, meia
É como uma montanha-russa. Em determinados jogos entra, faz um golaço e vira o herói do time. Quando inicia como titular, tem atuação apagada. Com a forte concorrência no meio-campo, é uma das últimas opções para o setor.


Acompanhe o Grêmio no Brasileirão através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:

App Store
Google Play

ZH ESPORTES

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.