Versão mobile

Polêmica

Aranha protesta contra ato de racismo na Arena: "Dói"

Alguns torcedores gremistas chamaram o goleiro de macaco durante o segundo tempo de Grêmio x Santos

28/08/2014 - 22h10min | Atualizada em 29/08/2014 - 16h15min
Aranha protesta contra ato de racismo na Arena: "Dói" Fernando Gomes/Agencia RBS
Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS

Os minutos finais da derrota do Grêmio para o Santos foram marcados por um incidente de racismo no setor da Geral da Arena. O goleiro Aranha foi chamado de "macaco" por alguns torcedores gremistas e se revoltou com a atitude. 

Opinião ZH: “Racismo tem que ser combatido sem tréguas”

— Fiquei bem nervoso. Com o perdão da palavra, fiquei p...Isso dói. Não é possível. Me chamaram de preto, de macaco. Bati no braço e disse que sou preto mesmo, se eles consideram isso como ofensa — afirmou.

Aranha recebe apoio nas redes sociais após ato de racismo na Arena
Filho de Aranha se revolta com ato racista: "Orgulho de ter pai negro"
Grêmio publica nota de repúdio contra ato de racismo na Arena

Quando ouviu as manifestações, Aranha reagiu e o jogo chegou a ficar parado por conta do incidente. O goleiro gesticulou para o árbitro indicando que os torcedores imitavam gestos típicos dos macacos para ofendê-lo. Imagens de televisão mostraram uma torcedora gritando a palavra "macaco" para o goleiro santista, além de um grupo de gremistas que gritava "uh, uh, uh" na direção de Aranha. Trechos do vídeo já estão nas redes sociais. Confira abaixo:

Veja o material especial sobre racismo no futebol produzido por ZH

— Todo mundo que vem jogar aqui sabe que tem uns "artistas". Não são todos, mas acontece. O importante é eu vir aqui e falar, para que todos fiquem espertos — afirmou Aranha.

Grêmio pode ser punido no STJD por ato de racismo de torcedores
Em súmula divulgada pela CBF, árbitro não cita ofensas racistas

Após a partida, Zé Roberto tomou conhecimento do incidente e lamentou o ocorrido, pedindo punição aos envolvidos:

— Lamentável a gente viver no século XXI e estar passando por situações como esta. Eu só tenho que lamentar, aconteceu com um torcedor da nossa equipe para com um jogador da equipe adversária. Se pegou a imagem, tem de haver punição. Infelizmente a gente vive em um país racista. Como pegou a imagem, sabem quem é a pessoa. Só lamento que às vezes o clube sai punido e não tem nada a ver. Quem tem de ser punido é somente quem fez esse ato de racismo.

Acompanhe o Grêmio no Brasileirão através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:

Android

IOS

ZHESPORTES

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.