Mais encorpado

Felipão deve reforçar a defesa do Grêmio para encarar o Gre-Nal

Técnico poderá escalar um trio de zagueiros ou de volantes no clássico

06/08/2014 | 05h01
Felipão deve reforçar a defesa do Grêmio para encarar o Gre-Nal Diego Vara/Agencia RBS
Foto: Diego Vara / Agencia RBS
Com os cinco gols sofridos pelo Grêmio nos últimos dois jogos, a primeira providência que Luiz Felipe Scolari deve tomar para o Gre-Nal 402 será a de reforçar a defesa. Como isto ocorrerá ainda é incógnita: poderá escalar um trio de zagueiros ou de volantes. Certo é que a decisão será tomada em treinos fechados a partir desta quarta.

Escale seu time para o Gre-Nal 402 e compartilhe nas redes sociais

A dúvida, é claro, se estenderá até momentos antes da partida de domingo no Beira-Rio. Em suas passagens anteriores pelo Grêmio, Felipão sempre fez questão de mistério durante a semana do clássico.

É inegável, contudo, que o momento vivido no Brasileirão evidencia a necessidade de uma postura cautelosa. Além da sangria de gols, as derrotas para Coritiba e Vitória fizeram com que a equipe estacionasse no 10º lugar na tabela — com 19 pontos, está cinco atrás do Corinthians, último do G-4, e a 10 pontos do líder Cruzeiro.

Leia mais notícias sobre o Grêmio
Confira a tabela do Brasileirão

— Quando a defesa vai bem, é mérito do time inteiro, não só meu e do Geromel. Quando vai mal, a responsabilidade também é de todos — argumenta o zagueiro Rhodolfo.

— Temos de ter tranquilidade, Gre-Nal é jogo diferente. Precisamos de uma boa vitória para pegar confiança novamente — completou.

Geromel fala em "pé no chão" para estancar gols sofridos

Caso Felipão opte por uma formação com três zagueiros, a dupla titular deve ganhar a companhia de Werley, que atuaria pela direita, com Rhodolfo centralizado e Geromel pela esquerda. Assim, o técnico escalaria o time no esquema 3-5-2, liberando o avanço dos alas. No treino da tarde desta terça, Scolari testou Matías Rodríguez no lado direito e Pará pela esquerda — onde Zé Roberto e Breno também podem aparecer.

Com dores musculares, Riveros vira dúvida

É possível também que Felipão opte por reforçar a marcação à frente da área. Neste caso, manteria a linha de quatro defensores, com os laterais mais presos. Sua aposta seria em um trio de volantes para povoar o meio-campo e dificultar as ações do adversário.

Assim, o setor pode ser formatado em losango, com Edinho mais recuado, próximo dos zagueiros, Fellipe Bastos pela direita, Riveros pela esquerda e Giuliano mais adiantado. O paraguaio, no entanto, acusou dores musculares na coxa esquerda e será reavaliado pelo departamento médico. Ramiro é opção.

Trata-se de um dos mistérios que Felipão deverá manter até o Gre-Nal.


Acompanhe o Grêmio no Brasileirão através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:

App Store

Google Play

*ZHESPORTES

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.