*ZHESPORTES

O técnico que promoveu Luca Ramon, 21 anos, aos profissionais no início do ano passado garante: o lateral-direito buscado pelo Grêmio no Londrina tem tudo para dar certo.
Claudio Tencati vê grandes possibilidades de reprise do sucesso alcançado com Wendell, lateral-esquerdo também trazido do Norte do Paraná, aprovado na primeira atuação e hoje titular do Bayer Leverkusen. Antes de Lucas Ramon deixar o quarto em que morava no CT do clube, um complexo de causar inveja em boa parte dos clubes grandes, Tencati chamou-o para uma conversa em particular:
- Citei para ele o caso do Wendell e disse que a situação dele é ainda melhor. O Wendell, quando chegou, tinha o Alex Telles na frente. Teve de esperar a saída do Alex para jogar. Falei para o Lucas que tinha perspectiva de desembarcar e talvez até estrear no fim de semana. E que talvez não surja outra chance em um clube grande. Essa é a hora, alertei-o.
Leia outras colunas de Leonardo Oliveira
A seguir, um resumo do rápido bate-papo que levei com Tencati na noite desta quinta-feira, por telefone:
Há quanto tempo você conhece o Lucas Ramon?
Cláudio Tencati - Ele fez a transição da base para o profissional comigo. Despertava a atenção de todos aqui já no sub-20
Que lateral é esse que o Grêmio trouxe?
Tencati - Trata-se de um jogador de força física, bom porte. 1m80cm, 1m81cm, passada larga. Lembra o Maicon, da Seleção Brasileira, e também o Cafu, pela força.
Qual o estilo dele? Marca mais ou ataca mais?
Tencati - Não é um jogador de drible, mas sabe passar bem e se posicionar para receber. Quando fecham o corredor (a lateral) sabe entrar em diagonal, pelo meio.
Confira a tabela do Brasileirão
E na defesa?
Tencati - Tem bom comportamento defensivo, recompõe numa linha de quatro, cabeceia bem. Costumava usá-lo na área em escanteios e faltar laterais. Como tem boa impulsão, participava da marcação na bola aérea. Me ajudou muito. O Roger pode contar com ele na área.
Ele está pronto para sair de uma realidade de Série C para um clube grande, de Série A e que está pressionado por títulos?
Tencati - O Lucas tem boa cabeça. Creio que não vá sentir. Aqui, participou de final e semifinal do Paranaense, teve jogos decisivos na Séie D e enfrentou Santos e Criciúma pela Copa do Brasil.
Lucas é de cobrar faltas, fazer gols?
Tencati - Na base, fazia mais gols, cobrava mais faltas. No profissional, fez só dois gols. Trabalhamos muito com ele os cruzamentos. Cresceu bastante e tem ainda bastante para melhorar.
No Grêmio, disseram que o Atlético de Madrid já comprou o Lucas. Confere?
Tencati - Não, soube que demonstraram interesse em comprar 50%. No início do ano, o Cruzeiro fez amistoso conosco, e o Marcelo Oliveira queria levá-lo. O Coritiba também tentou agora. Mas o clube aposta no Grêmio, até pelo sucesso do Wendell.
Baixe o aplicativo Gremista ZH:
App Store
Google Play