88 jogos

Grêmio e Palmeiras têm histórico de equilíbrio em mata-mata

Nesta quarta-feira, equipe gaúcha joga com a vantagem de avançar com um empate

18/10/2016 - 18h27min | Atualizada em 18/10/2016 - 18h27min
Grêmio e Palmeiras têm histórico de equilíbrio em mata-mata André Ávila/Agencia RBS
Foto: André Ávila / Agencia RBS

Um dos maiores clássicos do futebol brasileiro, o confronto entre Grêmio e Palmeiras registra 88 jogos em sua história, com ampla vantagem no confronto geral para os paulistas, com 36 vitórias contra 19 dos gaúchos, além de 33 empates. Porém, quando o assunto é mata-mata, o equilíbrio é enorme e repleto de histórias. Em dez enfrentamentos, cada equipe levou a vaga em cinco oportunidades.

Os jogos mais lembrados são os da década de 90, quando as duas equipes protagonizaram duelos pela Copa Libertadores da América, pela própria Copa do Brasil e pelo Campeonato Brasileiro. Além destas competições, gremistas e palmeirenses também se enfrentaram pela antiga Taça Brasil.

Leia mais
Palmeiras x Grêmio: tudo o que você precisa saber para acompanhar a partida
CBF definirá mandos de campo das semifinais da Copa do Brasil na quinta-feira
Caso avance na Copa do Brasil, Grêmio deve utilizar reservas no Gre-Nal

A primeira vez que as duas equipes se enfrentaram em sistema eliminatório foi a semifinal da Zona Sul da Taça Brasil de 1961, quando o Palmeiras eliminou o Grêmio, com vitória por 3 a 0, no Olímpico, e empate em 1 a 1, no Pacaembu. Mais duas séries ainda seriam disputadas pelo mesmo torneio, em 1965 e 1967, e os paulistas também prevaleceram.

Em 1990, as partidas foram válidas pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro, e depois de perder por 1 a 0, no Parque Antártica, o Grêmio passou às semifinais ao vencer por 2 a 0, no Olímpico. Já em 1993, na quinta edição da Copa do Brasil, os jogos também foram válidos pelas quartas de final e, após dois empates em 1 a 1, no Pacaembu e no Olímpico, respectivamente, os gaúchos comemoraram a classificação com uma vitória por 7 a 6 nos pênaltis.

Mas o ano de 1995 seria definitivo para a rivalidade entre os dois clubes. Além de se enfrentarem na fase de grupos da Copa Libertadores da América, Grêmio e Palmeiras duelaram nas quartas de final, com duas goleadas históricas. No Olímpico, os gaúchos marcaram 5 a 0 e encaminharam a vaga, que seria confirmada após uma derrota por 5 a 1, no Parque Antártica. Ainda neste ano, um empate em 1 a 1 em Porto Alegre e outro em 2 a 2, em São Paulo, colocaram os tricolores nas semifinais da Copa do Brasil.

Rivais declarados, Grêmio e Palmeiras voltaram a se enfrentar em 1996 em mais dois confrontos de mata-mata. Pela Copa do Brasil, no Parque Antártica, os paulista marcaram 3 a 1 e abriram vantagem. Depois, no Olímpico, a vitória gremista por 2 a 1 e muita polêmica, por erros de arbitragem, não serviu para os comandados de Luís Felipe Scolari e os palmeirenses levaram a vaga para a decisão. Mas no final daquele ano, os gremistas deram o troco nas quartas de final do Campeonato Brasileiro com uma vitória por 3 a 1, no Olímpico, e uma derrota por 1 a 0, no Morumbi.

A última vez que gremistas e palmeirenses disputaram uma classificação foi na Copa do Brasil de 2012. Os dois times se enfrentaram por um lugar na decisão contra o Coritiba, e o Palmeiras levou a melhor ao ganhar no Olímpico, por 2 a 0, e segurar o empate em 1 a 1, em Barueri.

Confira todos os jogos em mata-mata de Grêmio x Palmeiras

1961 - Semifinal da Zona Sul da Taça Brasil
Palmeiras 3 x 0 Grêmio - Olímpico
1 x 1 - Pacaembu

1965 - Quartas de final da Taça Brasil
Palmeiras 4 x 1 - Pacaembu
Grêmio 5 x 1 - Olímpico
Palmeiras 2 x 0 - Pacaembu

1967 - Semifinais da Taça Brasil
Grêmio 2 x 1 - Olímpico
Palmeiras 3 x 1 - Pacaembu
Palmeiras 2 x 1 - Pacaembu

1990 - Quartas de final do Campeonato Brasileiro
Palmeiras 1 x 0 - Parque Antártica
Grêmio 2 x 0 - Olímpico

1993 - Quartas de final da Copa do Brasil
1 x 1 - Pacaembu
1 x 1 - Olímpico
* Grêmio venceu nos pênaltis por 7 x 6

1995 - Quartas de final da Copa do Brasil
1 x 1 - Olímpico
2 x 2 - Parque Antártica

1995 - Quartas de final da Copa Libertadores da América
Grêmio 5 x 0 - Olímpico
Palmeiras 5 x 1 - Parque Antártica

1996 - Semifinal da Copa do Brasil
Palmeiras 3 x 1 - Parque Antártica
Grêmio 2 x 1 - Olímpico

1996 - Quartas de final do Campeonato Brasileiro
Grêmio 3 x 1 - Olímpico
Palmeiras 1 x 0 - Morumbi

2012 - Semifinal da Copa do Brasil
Palmeiras 2 x 0 - Olímpico
1 x 1 - Arena Barueri

Acompanhe o Grêmio através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:

App Store

Google Play

*ZHESPORTES


 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.