De olho no Tricolor Carioca

Em vantagem no histórico de confrontos, Grêmio encara um Fluminense renovado por Abel

Time carioca já levantou a Taça Guanabara nesta temporada

Por: Nícolas Andrade e Wendell Ferreira
20/04/2017 - 13h15min | Atualizada em 20/04/2017 - 13h29min
Em vantagem no histórico de confrontos, Grêmio encara um Fluminense renovado por Abel NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C./NELSON PEREZ/FLUMINENSE
Foto: NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C. / NELSON PEREZ/FLUMINENSE  

No sorteio desta manhã, realizado na CBF, ficou definido que o Grêmio vai encarar o Fluminense nas oitavas da Copa do Brasil. O grupo foi remodelado com relação ao que disputou o Campeonato Brasileiro do último ano e muitos jovens da base, criados na estrutura de Xerém, ganharam sequência no time principal.

O Fluminense encerrou o Brasileirão de 2016 na 13ª colocação do torneio. Abel Braga chegou e com ele vieram os equatorianos Orejuela e Sornoza, vice-campeões da Libertadores, com o Independiente Del Valle. 

Leia mais:
Sorteio define Grêmio x Fluminense e Inter x Palmeiras nas oitavas da Copa do Brasil
Com histórico equilibrado, Inter encontra um Palmeiras que ainda busca a regularidade de 2016
Sornoza admite nervosismo após pênalti perdido no Maracanã, diante do Goiás

De resto, apenas atletas da base, como o volante Douglas e o zagueiro Nogueira, e jogadores que estavam emprestados a outros clubes, como os laterais Léo e Renato, foram incorporados.  Neste primeiro semestre, o Fluminense já levantou a Taça Guanabara, vencendo a final contra o Flamengo nos pênaltis. 

Na Taça Rio, o time de Abel Braga caiu na semifinal contra o Botafogo. Na classificação geral do Campeonato Carioca, o Tricolor Carioca encerrou no segundo lugar e obteve classificação para as semifinais do torneio, onde encara o Vasco.

Na Copa do Brasil, a campanha começou contra o Globo, do Rio Grande do Norte, e uma vitória por 5 a 2. Na fase seguinte, o time de Abel venceu o Sinop, do Mato Grosso, fora de casa, por 3 a 1. Na terceira fase veio o primeiro susto. Os cariocas empataram com o Criciúma fora de casa e, em um jogo parelho, venceu por 3 a 2 no Giulite Coutinho. 

Na fase anterior às oitavas, o Flu perdeu para o Goiás, no Serra Dourada, após um pênalti sofrido por Aylon que gerou muitas reclamações pelo lado carioca. O próprio atacante admitiu que se atirou no lance. Em casa, Henrique, Nogueira e Pedro garantiram a classificação do Tricolor Carioca.

Destaque: Junior Sornoza (18 jogos e 4 gols marcados)

Técnico: Abel Braga

Formação: Cavalieri; Renato, Henrique, Renato Chaves e Léo; Orejuela, Douglas e Sornoza; Richarlison, Henrique Dourado e Wellington Silva.

Histórico na Copa do Brasil

Cinco confrontos: três classificações do Gremio; duas do Fluminense

Oitavas de final de 2001
Grêmio 1x0 Fluminense
Fluminense 0x0 Grêmio
Grêmio classificado

Oitavas de final de 2004:
Fluminense 2x2 Grêmio
Grêmio 4x1 Fluminense
Grêmio classificado

Oitavas de final de 2005:
Fluminense 3x0 Grêmio
Grêmio 0x1 Fluminense
Fluminense classificado

Quartas de final de 2010:
Fluminense 2x3 Grêmio
Grêmio 2x0 Fluminense
Grêmio classificado

Quartas de final de 2015:
Fluminense 0x0 Grêmio
Grêmio 1x1 Fluminense
Fluminense classificado

*ZHESPORTES

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.