Eficiente fora da Arena

Grêmio "joga para ganhar" e reverte ideia de que empatar fora é bom

Até agora, foram três vitórias longe de casa neste Brasileirão

Por: Luís Henrique Benfica
17/06/2017 - 07h01min | Atualizada em 17/06/2017 - 07h01min
Grêmio "joga para ganhar" e reverte ideia de que empatar fora é bom DELMIRO JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
Fluminense, quinta, no Maracanã, foi a mais recente "vítima" do Grêmio longe de seus domínios  Foto: DELMIRO JUNIOR / ESTADÃO CONTEÚDO  

No Grêmio de 2017, não tem vingado a regra de jogar por um empate fora de casa. Das seis vitórias obtidas até agora no Brasileirão, três foram longe da Arena, contra Atlético-PR, Chapecoense e Fluminense.

Na outra partida longe de casa, o time formado por reservas foi derrotado por 4 a 3 pelo Sport. Não houve nenhum empate.

A estatística contrasta com o desempenho em outros Brasileirões, em que o time mostrava fragilidade longe de seus domínios. Em 2016, por exemplo, o Grêmio perdeu para Palmeiras, Atlético-PR, Sport, Flamengo, Botafogo, Coritiba, Ponte Preta e até mesmo o Santa Cruz, jogo em que usou equipe reserva, por preservar forças para a decisão da Copa do Brasil.

Leia mais:
Renato diz que parada estratégica de maio ajuda a explicar bom momento do Grêmio

— Onde joga, o Grêmio se impõe, como deve ser uma equipe grande. Não adianta jogar de uma maneira em casa e de outra, fora. Não dá para ficar se acovardando e não passar confiança ao grupo — explica Renato Portaluppi.

O número de gols feitos fora de casa também é elevado. Até agora, foram 13. Mesmo na derrota para o Sport, o time marcou três vezes.

Nesse particular, Renato diz que também fica estabelecida uma diferença em relação a 2016, quando sua equipe, por vezes, era criticada por fazer poucos gols.

— Nem eu sabia (que o Grêmio é o time que mais fez gols fora de casa nesteBrasileirão). Meu time joga para ganhar. O segredo é este — destaca. 

Luan e Everton, cada um com três gols, são os goleadores fora de casa no Brasileirão. Fernandinho e Michel fizeram dois e Barrios, Edilson e Thyere, um cada. 

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.