Conheça o clube

Quem foi Godoy Cruz, que dá o nome ao adversário do Grêmio na Libertadores

Clube e cidade homenageiam líder político da província de Mendoza

15/06/2017 - 08h26min | Atualizada em 15/06/2017 - 08h26min
Quem foi Godoy Cruz, que dá o nome ao adversário do Grêmio na Libertadores NORBERTO DUARTE/AFP
Foto: NORBERTO DUARTE / AFP  

O adversário do Grêmio nas oitavas de final da Copa Libertadores é um clube tradicional, mas emergente entre as forças do futebol argentino. E chama a atenção pelo seu nome: Club Deportivo Godoy Cruz Antonio Tomba. É um raro casos de homenagem a duas pessoas distintas em uma mesma associação.

O nome popular do clube é Godoy Cruz, e é o mesmo da cidade em que fica sediado, ao lado de Mendoza, capital da província de mesmo nome – conhecida pela produção de vinhos. O Godoy Cruz manda seus jogos na capital, pois seu estádio não é liberado pelas autoridades argentinas para receber partidas de Primeira Divisão e jogos internacionais.

Leia mais:
Como chega o Godoy Cruz para o confronto com o Grêmio pelas oitavas de final da Libertadores
Torcedores do Godoy Cruz mostram confiança para confronto com o Grêmio
Presidente do Grêmio prega cautela contra Godoy Cruz: "Não dá para achar que teremos facilidade"

Mas quem foi o Godoy Cruz que deu origem ao nome da cidade e do clube? Tomás Godoy Cruz (1791-1852) foi um empresário e político argentino, que participou como deputado de Mendoza no Congresso de Tucumán, responsável por declarar a independência da Argentina em 1816. Em 1817, foi eleito presidente do primeiro Congresso de Buenos Aires. Depois, foi eleito duas vezes governador da província de Mendoza, em 1820 e 1830 – a segunda, como interino. Foi exilado na Guerra Civil argentina, mas voltou ao país e morreu em Mendoza, em 1852, aos 63 anos.

O outro nome do clube, Antonio Tomba, faz referência a um imigrante italiano que viveu na então Belgrano – justamente a atual Godoy Cruz – no final do século 19. Tomba foi dono de um mercado e de uma vinícola que se tornaram referência na região. Um clube foi fundado em sua homenagem, com o nome de Bodega Antonio Tomba, ainda enquanto era vivo, em 1899, e em 1930 os clubes Godoy Cruz e Antonio Tomba se uniram, dando origem à atual agremiação.

A curiosidade final é que, apesar do nome "principal" do clube ser Godoy Cruz, o apelido por que é conhecido na Argentina é El Tomba – justamente o nome do italiano que também é homenageado na sua origem.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.