Calculadora na mão

Para matemático, Grêmio tem só 2% de chances de reverter a vantagem do Corinthians até o fim deste turno

Conforme Tristão Garcia, possibilidade de título chega a 10% para a equipe gaúcha. "O Corinthians está turbinado e é o favorito", diz

Por: Luís Henrique Benfica
17/07/2017 - 18h01min | Atualizada em 17/07/2017 - 21h07min
Para matemático, Grêmio tem só 2% de chances de reverter a vantagem do Corinthians até o fim deste turno Lauro Alves/Agencia RBS
Foto: Lauro Alves / Agencia RBS  

O empate em 2 a 2 contra o Atlético-PR foi o primeiro dos tropeços que Renato Portaluppi havia projetado para o Corinthians. O resultado, contudo, praticamente em nada alterou a chance de uma virada em favor do Grêmio no Brasileirão.

De acordo com as projeções do matemático Tristão Garcia, do site infobola.com.br, é de apenas 2% a chance de o clube gaúcho assumir a liderança até o final do primeiro turno - faltam cinco rodadas.

A possibilidade de o Grêmio ser campeão cresce um pouco, mas não a ponto de tirar o sono dos corintianos. Baseado no retrato deste momento, é de apenas 10% a chance de a taça ser trazida para a Arena em dezembro.

Tristão observa que, em circunstâncias normais, a média de pontos do Grêmio é de um candidato ao título. O problema é que o Corinthians, com seus 36 pontos e aproveitamento de 85,7%, tem rendimento acima do esperado até pelo mais otimista de seus torcedores.

Repete, em números, o feito do São Paulo na arrancada que o conduziu ao título de 2008, quando superou o Grêmio. Naquele ano, como agora, foram 10 vitórias e dois empates em 12 jogos.

— É uma campanha excepcional, com média superior a 2,5 pontos por partida— destaca o matemático. 

Leia mais:
Recuperado, volante Maicon participa de coletivo e fica perto de voltar ao time do Grêmio

Tristão admite que, observada a tabela de classificação, os cinco próximos adversários do Grêmio são mais frágeis do que os do Corinthians. Só que, ao analisar fatores como campanha recente nos últimos jogos, fator local e média, ele não vê muita chance de a equipe paulista ter reduzida sua distância para o Grêmio.

— É verdade que o Vitória (adversário do Grêmio nesta quarta) está na zona de rebaixamento. Mas jogos no Barradão costumam ser difíceis para os gaúchos. E o São Paulo (adversário gremista na 16ª rodada e também na zona derebaixamento) em algum momento começará a se recuperar— entende o matemático.

Para Tristão, o Grêmio deve aproveitar as próximas rodadas para obter o máximo possível de gordura, que lhe permita chegar ao fim do campeonato com chances de título.

— O Corinthians está turbinado e é o favorito. Resta esperar que não mantenha o tempo todo o atual aproveitamento — diz.

O que falta para Grêmio e Corínthians até o fim do turno

15ª rodada
19/7 - Vitória x Grêmio
19/7 -Avaí x Corinthians

16ª rodada
23/7 - Fluminense x Corinthians
24/7 - São Paulo x Grêmio

17ª rodada -30/7 - Grêmio x Santos
30/7 - Corinthians x Flamengo

18ª rodada
2/8 - Atlético-GO x Grêmio
2/8 - Atlético-MG x Corinthians

19ª rodada

5/8 - Corinthians x Sport
6/8 - Grêmio x Atlético-MG   

Leia outras notícias sobre o Grêmio

Acompanhe o Grêmio no Gremista Gaúcha ZH. Baixe o aplicativo:

Android 

iOS

* ZHESPORTES

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.