Vai ficar

Inter adianta ampliação de empréstimo e estuda compra em definitivo de Alan Patrick

Contrato do ex-santista de 22 anos com o clube gaúcho se encerra no dia 31 de maio

Atualizada em 04/03/2014 | 14h5903/03/2014 | 18h38
Inter adianta ampliação de empréstimo e estuda compra em definitivo de Alan Patrick Bruno Alencastro/Agencia RBS
Foto: Bruno Alencastro / Agencia RBS

Com facilidade para atuar em mais de uma função no meio-campo do Inter e ter substituído Alex, Jorge Henrique e até o capitão e camisa 10 D'Alessandro, Alan Patrick surge como alternativa para a ausência de Charles Aránguiz, convocado pelo técnico Jorge Sampaoli para a seleção chilena que joga amistoso no dia 5 de março contra a Alemanha. Será titular no time colorado que enfrenta o São José, nesta quarta, no Estádio do Vale.

O meia tem seus direitos federativos ligados ao Shakhtar Donetsk e vive o seu melhor momento com a camisa do Inter. Chegou ao clube como um negócio de ocasião. Os ucranianos queriam a todo custo contar com o futebol do garoto Fred e ofereceram o ex-santista ao presidente Giovanni Luigi. Não empolgou a comissão técnica composta por Dunga e Paulo Paixão. Alan Patrick atuou apenas seis vezes e sofreu com uma fratura no osso da mão esquerda.

Sob o comando de Abel Braga, Patrick ascendeu no Beira-Rio. O contrato de Alan Patrick com o Inter se encerra no dia 31 de maio — 18 dias depois de o meia completar 23 anos. Por ser um jogador jovem e polivalente — atua na terceira e na quarta função do meio e, também, no ataque —, a direção do Inter vê a ampliação de seu empréstimo como uma das prioridades para as negociações do primeiro semestre — a outra é a compra, em definitivo, de Aránguiz.

— Ele está inserido no nosso esquema tático e vem sendo importante para nossa campanha — disse o técnico Abel Braga, após a vitória sobre o Esportivo, quando o meia marcou um dos gols.

As tratativas com o Shakhtar andavam bem, começaram já em fevereiro. Mas o caráter de guerra civil na Ucrânia prejudicou a conversa para ampliação do período de Alan Patrick em Porto Alegre. A tendência é que o camisa 19 permaneça no clube até dezembro. O empréstimo será ampliado, e Inter e Shakhtar estipulariam um valor para compra do jogador. Quando comprou o atleta junto ao Santos, o clube ucraniano desembolsou cerca de 6 milhões de euros. Logo, acredita-se que os europeus desejarão reaver o investimento. Ou seja: para ter Alan Patrick no Beira-Rio em 2015, Giovanni Luigi terá de assinar um cheque de R$ 19,3 milhões.

Abel Braga

Todo mundo está disputando posição. O importante é ter o grupo, vou colocar aquele que estiver melhor. Minha equipe está bem encaixada e jogadores pedindo passagem, isso para mim é muito bom.

Números de Alan Patrick

Em 2013:

— Seis jogos: cinco no Brasileirão e um na Copa do Brasil

Em 2014:

— Oito jogos no Gauchão e um gol marcado

VEJA TAMBÉM

     
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.