Com reservas

Wellington Paulista marca no segundo tempo e Inter faz 1 a 0 no Lajeadense

Inter pega o Cruzeiro nas quartas-de-final, a próxima fase do Gauchão, no Beira-Rio

Atualizada em 16/03/2014 | 18h5216/03/2014 | 17h54
Wellington Paulista marca no segundo tempo e Inter faz 1 a 0 no Lajeadense Fernando Gomes/Agencia RBS
Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS

Se o confronto da 15ª rodada da fase classificatória do Gauchão era o último teste para os comandados de Abel Braga, poucos são aqueles que podem dizer que aumentaram a média na prancheta do treinador. A nona vitória do time considerado reserva para o treinador e o placar de 1 a 0 diante do Lajeadense esconde carências do grupo colorado, principalmente no setor defensivo, para a fase final do Estadual diante do Cruzeiro-POA, no próximo sábado.

>> Lance a lance, relembre a partida.

Foi sofrido o primeiro tempo na Arena Alviazul, em Lajeado. O Inter atacava com velocidade, sem qualidade. Pecava na última bola, na finalização. O Lajeadense, a partir de uma defesa fechada e bem postada, continha os espaços. Partia em contragolpes às costas de Alan Ruschel e Cláudio Winck. Abel mandou seus laterais para o ataque e, por ali, Cléverson enxergava o espaço em busca do gol.

Faltava ao meio de campo do Inter um articulador de origem. Eduardo Sasha e Caio, com características de segundo atacante, faziam a bola correr. Uma espécie de time de praça em que todos partem para a frente, sem disciplina tática. Aos 10 minutos, Caio, Sasha e Wellington Paulista ficaram cara a cara com Eduardo Martini no cruzamento de Gladestony. Sasha, de bico, mandou para fora na melhor chance do Inter.

O restante da primeira etapa, troca de passes, sem objetivo. Tanto que o Lajeadense cresceu jogo. Aos 39 minutos, Cléverson cruzou da esquerda e Japa deslocou Muriel. A bola passou perto da trave, à esquerda do goleiro colorado — que hoje não repetiu as boas atuações deste início de temporada.

— Pecamos na última bola. Eles gostaram do jogo, chegaram algumas vezes depois dos 30 minutos — avaliou o volante Ygor à saída para o vestiário.

Abel mandou Valdívia a campo na etapa final. Retirou um dos volantes na tentativa de dar qualidade à frente. Atingiu o objetivo, em partes. O meia trouxe dinâmica ao Inter. A bola passou a ficar mais tempo no ataque colorado. Rodava mais de um lado a outro.

O problema é que Wellington Paulista e Caio estavam apagados no jogo. Aos 20, percebendo a dificuldade no ataque, Abel deu chance a Aylon, revelação e artilheiro do São Paulo-RG no Gauchão de 2013. Com um minuto em campo, o jogador de 21 anos levou perigo a Martini em um chute rasteiro.

A vitória do Inter partiu do banco de reservas. Destaque das primeiras rodadas do Estadual, atacante do time de Clemer, Murilo, que havia entrado há cinco minutos, cruzou da direita para Wellington Paulista. A cabeçada no ângulo esquerdo foi indefensável para Eduardo Martini — quarto gol do centroavante na temporada.

Além da melhor campanha, o reforço contratado ao início do ano cravou na história do Inter a vitória de número 150 das seis passagens de Abel Braga pelo Beira-Rio. Contra o Cruzeiro-POA, no próximo sábado, no Beira-Rio, voltam os titulares. Não há mais espaço para testes.


GAUCHÃO — 15ª RODADA — 16/3/2014


LAJEADENSE 0
Eduardo Martini; Urnau, Oliveira, Everton e Márcio Goiano (Higor, 20'/2ºT); João Felipe, Rudiero, Fábio (Marabá, 20'/2ºT) e Gustavo; Cléverson e Japa (Lima, 29'/2ºT). Técnico: Fabiano Daitx

INTER 1
Muriel; Cláudio Winck, Thales, Juan e Alan Ruschel; Ygor, João Afonso (Valdívia, intervalo), Gladestony, Eduardo Shasha (Aylon, 20'/2ºT); Caio (Murilo, 29'/2ºT) e Wellington Paulista. Técnico: Abel Braga

Gols: Wellington Paulista, aos 34 minutos da etapa final

Cartões amarelo: Oliveira, Urnau, Rudiego e Marabá (L), Cláudio Winck e Alan Ruschel (I)

Arbitragem: Vinicius Costa da Costa, auxiliado por José Eduardo Calza e Leirson Peng Martins

Público e renda: não informados

Local: Arena Alviazul, em Lajeado

PRÓXIMO JOGO — GAUCHÃO
SÁBADO, 22/3/2014
INTER X CRUZEIRO-POA

VEJA TAMBÉM

     
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.