
A volta do Inter aos treinos após o recesso do Brasileirão, nesta sexta-feira, às 9h, será diferente do que ocorre em todo início de ano. A cada nova temporada, se eleva a esperança do torcedor - o mais otimista, claro. Já aos céticos, por conta dos anúncios de vendas e contratações, qualquer pretensão de conquistas pode ser derrubada a qualquer momento.
Desta vez, o grupo de Abel Braga chega respaldado pelo convincente título do Gauchão - em duas vitórias maiúsculas sobre o Grêmio -, a consolidação nas primeiras posições no Campeonato Nacional e pelos reforços de Wellington Silva e Martín Luque. Treina até o dia 24 no CT do Parque Gigante com ênfase na parte física. Ao final do mês, parte para uma intertemporada no Costão do Santinho, em Santa Catarina.
A partir das atuações no primeiro semestre, Zero Hora traça um perfil de cada setor no time do Inter para os seis meses que encerram o ano:
A DEFESA
O setor do Inter mais questionado. A contratação de Dida empolgou pelo fato de tirar um jogador do rival Grêmio, aliado à má fase de Muriel. De modo geral, as atuações do ex-goleiro da Seleção não chegam a comprometer, mas Dida tem falhado em momentos decisivos do Brasileirão. A renovação de Juan não foi bem vista pela torcida e há quem diga que o Inter necessite de mais um zagueiro por conta da inconstância de Ernando e imaturidade de Thales. Paulão é a surpresa entre os defensores. Nas laterais, os questionamentos são: Alan Ruschel pode ser uma sombra para Fabrício? Wellington Silva veio para ser titular?
O MEIO-CAMPO
A D'Aledependência acabou com a chegada de Charles Aránguiz, o lado direito do ataque foi reforçado e a contratação em definitivo do chileno é a boa notícia para a sequência da temporada. Com Abel, Willians cresceu de produção e passou a atuar como um cão de guarda em frente à defesa. Na esquerda, Alex e Alan Patrick ainda buscam o melhor entrosamento, mas contribuem para a força do setor. Com atuações promissoras, Valdívia é boa opção para Abel. Já Wellington, trazido junto ao São Paulo, deve perder lugar entre os titulares quando Aránguiz retornar da Copa.
O ATAQUE
Wellington Paulista é o artilheiro no Brasileirão, Rafael Moura tem média de 0,8 gol por jogo na temporada, mas não poderia ser diferente: as atenções estão em Martín Luque. Há dúvida sobre qual jogador dará lugar ao reforço contratado para dar ao Inter a velocidade que falta ao ataque - Alan Patrick deve retornar ao banco. Otávio, recuperado da cirurgia na mão, precisa voltar a ser decisivo como em 2013. Aylon e Leandro, pratas do time sub-23, merecem espaço e oportunidades.
A programação do Inter:
Amanhã:
9h - Reapresentação geral/exames
15h30 - Treino físico
Sábado:
10h - Treino físico
15h30 - Treino físico
Domingo, dia 15
Repouso em função do jogo da Copa no Beira-Rio
Segunda, dia 16
10h - Treino físico
15h30 - Treino físico
Terça, dia 17
9h30 - Treino físico
14h - Treino físico na academia
Quarta, dia 18
Repouso em função do jogo da Copa no Beira-Rio
Quinta, dia 19
10h - Treino técnico
15h30 - Treino físico
Sexta, dia 20
10h - Treino físico
15h30 - Treino físico