
Mais dois torcedores do Inter serão submetidos ao uso da tornozeleira eletrônica nesta sexta-feira. A determinação partiu do juiz de Direito Marco Aurélio Martins Xavier, titular do Juizado do Torcedor, no dia 24 de outubro, em função do descumprimento da medida cautelar determinada por ele.
Quatro torcedores do Inter envolvidos em briga já estão com tornozeleira eletrônica
Agora, são nove casos, todos em função de brigas entre torcidas organizadas do Inter.
Outros dois, estes torcedores do Grêmio, também já fazem o uso do aparelho. A briga na Arena aconteceu em abril, na partida com o Nacional, do Uruguai, pela Libertadores.
Vídeo mostra briga de torcidas organizadas do Inter
Presos por briga, 11 torcedores colorados vão para o Central
Os torcedores estavam proibidos de aproximar-se de estádios de futebol e deveriam apresentar-se à Delegacia de Pronto-Atendimento (DPPA) em dias de jogos. Como não se apresentaram, descumprindo uma ordem judicial, a medida cautelar foi agravada.
- O meu objetivo é criar uma cultura de fiscalização. O que acontecia com o torcedor? Ele jogava com a nossa dificuldade de achá-los. Agora, não. A medida é bem pontual. Se precisar, imediatamente, ele vai pro monitoramento - conta o juiz.
Outros casos também já estão na mira do Juizado do Torcedor, segundo Marco Aurélio. Há torcedores que já tiveram decretado o monitoramento, porém, não foram encontrados.
Inter suspende torcidas organizadas por briga em posto de gasolina
O tempo de uso dos aparelho fica a cargo do tempo necessário para o processo. Depois, a sentença, provavelmente - cada caso será analisado separadamente - , será uma pena alternativa.
- Se o sujeito é pego em um ato de violência, a ideia é que ele cumpra a pena atendendo locais tipo o HPS - explica Marco Aurélio.
Para o chefe da divisão de monitoramento eletrônico da Susepe, Cézar Eduardo Cordeiro Moreira, a medida precisa ser comemorada:
- É inédito. Pegamos o problema direto na raiz (um deles que está com a tornozeleira é líder da torcida organizada Guarda Popular). Torcedores que comandavam as organizadas já estão sendo monitorados. Serviu de exemplo para os outros.
Os torcedores usuários de tornozeleira eletrônica poderão tirá-la no final do Brasileirão, dia 9 de dezembro, e só precisarão recolocá-la no dia 12 de janeiro de 2015, quando o Gauchão começar.
Veja as imagens das câmeras de segurança do posto:
Acompanhe o Inter no Brasileirão através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
ZH ESPORTES