
Um jogador de área, que chama a atenção pela estatura e sabe finalizar com os dois pés. Assim é descrito Bruno Baio, garoto de 19 anos que poderá ganhar novas oportunidades no Inter. Chamado por Argel Fucks no jogo de ida contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil, o centroavante de 1m97cm é elogiado nas categorias de base do Colorado. Há a ponderação, no entanto, de que o torcedor deverá ter paciência para ver o jovem brilhar.
Lisandro López e Rafael Moura estão fora contra o Santos e Dourado é dúvida
Natural de Cosmópolis, em São Paulo, Baio chegou ao Beira-Rio há cinco anos, para fazer testes como zagueiro. À época, o treinador do Sub-15 era Deive Bandeira, hoje observador técnico da equipe principal. Foi ele o responsável por perceber as características do jogador e transferi-lo para o setor de ataque. Deive não tem dúvidas: se tivesse insistido em fazer parte do sistema defensivo, o jovem não estaria até hoje no Colorado.
- Ele tinha o biotipo físico, estatura, bom cabeceio, mas havia elementos que ele tinha que aprender. Como jogar de costas, como se proteger dos zagueiros. Ele tinha um aproveitamento apenas razoável para um zagueiro. E a gente conversou para ver com ele se ele topava ser centroavante. Fizemos uns treinos de adaptação e ele terminou o ano de 2010 como centroavante - relembrou Bandeira.
Inter perde na estreia pela Copa do Brasil Sub-20
Para aprimorar os pontos fortes como centroavante, Baio integra o Projeto Aprimorar, criado pelo clube com o objetivo de lapidar os talentos das categorias de base. Leandro Damião, por exemplo, passou pela mesma etapa. Os treinos ocorrem de uma a duas vezes por semana, no CT de Alvorada.
Foto: Reprodução/Facebook
Neste ano, antes de ser chamado para fazer parte do elenco principal, o jogador foi campeão gaúcho pelo Sub-20 do Inter, com o técnico Ricardo Cobalchini. Durante a campanha, o centroavante fez gols importantes, como na semifinal, quando marcou dois na goleada de 4 a 0 sobre o Aimoré, que classificou o time para a decisão com o Juventude.
- Apesar de todo o tamanho que tem, ele consegue definir muito bem com a perna direita e com a perna esquerda. É um jogador com qualidade que, dentro da área, sabe finalizar. Tem o cabeceio, mas finaliza bem com os dois pés. E não é um jogador de tanta movimentação, é mais centralizado e define bem - opina Cobalchini.
Zagueiro de seleção, intercâmbio de jogadores e lateral revelação: Inter estreia na Copa do Brasil Sub-20
O aproveitamento de Baio no time principal dependerá da necessidade de Argel. Poderá "reforçar" o Sub-20 ou ser utilizado ao lado de nomes como Vitinho e Valdívia. No empate em 1 a 1 com o Palmeiras, acabou entrando aos 31 minutos do segundo tempo. Na ocasião, Lisandro López e Rafael Moura foram vetados pelo departamento médico e desfalcaram a equipe, situação que se repetirá no próximo domingo, contra o Santos, pelo Brasileirão.
Sem Lisandro López e Moura, Inter relaciona Bruno Baio
Torcedor precisa de "paciência"
Existe o entendimento, porém, de que será necessário esperar para o jovem atingir um bom nível nas atuações. Clemer, ex-técnico das categorias de base do clube, sustenta que Baio tem qualidades, mas precisa amadurecer. Os dois foram campeões da Copa do Brasil Sub-20 no ano passado. O jogador, no entanto, não era titular. O treinador tinha preferência por Bruno Gomes ou Maurides.
- O Bruno precisa amadurecer mais e ter sequência no profissional para gente poder afirmar se ele pode seguir no grupo de cima. As características que toda equipe procura num centroavante ele tem: altura, chute forte, cabeceio, velocidade. Pela biotipo como atleta, é uma grande aposta, mas é preciso um pouco de paciência em relação ao seu processo de evolução no clube - pondera.
Valdívia acerta renovação com o Inter
Deive Bandeira, primeiro técnico no Inter a trabalhar com Baio, também acredita que será preciso paciência:
- Faz muito tempo que o Inter não tem um jogador como ele, de bola aérea mesmo, de imposição física. Ele se assemelha mais a um centroavante europeu, com mais estatura e não tanto de jogo combinado. É importante ter paciência, porque ele é um jogador que aprendeu mais tarde a jogar nessa função - completou.
Acompanhe o Inter através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:

IOS
*ZHESPORTES