O que estão falando

Imprensa do Rio exalta defesa do Botafogo e destaca momento de Vitinho no Inter  

Time botafoguense sofreu apenas três gols em dez jogos e tem a melhor defesa do segundo turno

Por: Rodrigo Oliveira
12/10/2016 - 10h22min
Imprensa do Rio exalta defesa do Botafogo e destaca momento de Vitinho no Inter   Rodrigo Oliveira / Reprodução/Reprodução
Foto: Rodrigo Oliveira / Reprodução / Reprodução

No dia 4 de setembro, antes de vencer o Grêmio por 2 a 1, pelo Brasileirão, na última rodada do primeiro turno, o grande desafio do Botafogo era corrigir as constantes falhas defensivas que tiraram a paciência do torcedor. Pouco mais de um mês depois, o técnico Jair Ventura conseguiu estancar o problema e o que era uma deficiência passou a ser o ponto forte. Hoje, a solidez defensiva é a principal aposta botafoguense para obter um bom resultado contra o Internacional, nesta quarta, às 21h45min, no Rio de Janeiro.

A qualidade do sistema defensivo é o assunto mais destacado pela imprensa carioca. "Com a melhor defesa do returno, o Botafogo faz frente a um adversário com um dos piores ataques do campeonato e que figura na zona de rebaixamento", escreve o jornal O Globo, na edição desta quarta, citando os ótimos números da defesa botafoguense. Os cariocas sofreram apenas três gols nos últimos dez jogos e enfrentam um Inter ainda buscando soluções ofensivas.

Leia mais:



Entre as razões citadas para o Botafogo ter corrigido o problema na defesa estão o bom momento do zagueiro e capitão, o argentino Carli, e também o trabalho que os atacantes Neílton e Sassá fazem na recomposição, ajudando o time a marcar. "É só ver eu e o Neílton. Teve um jogo contra o Fluminense que nós mais corremos junto na marcação. Só ver também o comprometimento da frente, que facilita com que a bola chegue lá atrás mais mastigada e fácil para a defesa fazer o trabalho dela", explica Sassá. "No sistema de jogo, eu cobro muito de todos os atacantes. É desgastante", complementa o técnico Jair Ventura.

Na terça-feira, a capa do diário esportivo Lance já trazia o goleiro Sidão e os zagueiros Carli e Emerson, com a sugestiva manchete: "O segredo do sucesso". A reportagem, que analisava a defesa botafoguense, tinha o seguinte título: "Ninguém passa". Afinal, apenas Atlético-PR, América-MG e Santos fizeram gol no Botafogo no segundo turno, sendo que apenas os santistas marcaram no estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, onde ocorrerá nesta quarta o jogo contra o Inter.

Vitinho é destaque na imprensa carioca

Foto: Rodrigo Oliveira / Reprodução


Uma das principais atrações da partida é o reencontro do atacante Vitinho com a torcida botafoguense. "Apesar da curta passagem, o período de Vitinho no Botafogo foi intenso", resume o jornal Lance, na edição desta quarta. Lançado por Oswaldo de Oliveira em 2012, Vitinho deslanchou em 2013, virando homem de confiança do treinador e se tornando um dos melhores amigos na época de Seedorf, principal nome do time. Porém, a passagem do artilheiro colorado em General Severiano foi quase relâmpago.

Leia mais:
Desligado e goleador: o perfil de Vitinho, arma do Inter contra o Botafogo

Apesar dos belos gols que o tornaram rapidamente um dos principais nomes do Botafogo, Vitinho provocou a ira da torcida, quando pediu para sair do clube, em agosto de 2013, após receber uma proposta irrecusável do CSKA, que pagou a multa rescisória de R$ 31,6 milhões. 

Por ironia do destino, três anos depois, Vitinho volta ao Rio como o principal candidato a furar o bloqueio da sólida e quase indevassável defesa botafoguense.

Acompanhe o Inter através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:

IOS

Android


 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.