Indefinição

Times mexicanos podem ficar de fora da Libertadores de 2013

Copa México terá datas que irão coincidir com o calendário da principal competição sul-americana

01/06/2012 | 21h53
Times mexicanos podem ficar de fora da Libertadores de 2013 Fernando Gomes/Agencia RBS
Em 2010, Chivas foi derrotado pelo Inter, de Giuliano, na final da Copa Libertadores Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS

Os clubes mexicanos podem não participar da próxima edição da Copa Libertadores. A Copa México, torneio criado pelo novo órgão responsável por organizar as competições locais, terá, a partir de 2013, datas que coincidirão com o período do principal torneio sul-americano.

Decio de María Serrano, presidente da Nova Liga Mexicana, responsável pelas competições nacionais, vê a saída dos mexicanos da Libertadores como inevitável:

— Do ponto de vista do calendário, é impossível que convivam o torneio local com a Taça Libertadores porque o formato de nossa Copa, que será disputada durante as semanas (às terças e quartas), coincidirá diretamente com a fase final da Libertadores.

O martelo, no entanto, ainda não foi batido. A decisão passará pelos cartolas da Federação Mexicana de Futebol.

Uma solução, segundo Serrano, seria colocar os clubes na Concachampions e, deste modo, garantir a participação de um representante no Mundial de Clubes, uma vez que a Libertadores não concede vagas na competição do final do ano para os mexicanos porque são convidados da Conmebol.

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.