
Restando apenas uma partida para o final do primeiro turno da Copa Libertadores, que será disputada entre River e Emelec, na próxima quinta-feira, a competição já aponta os principais candidatos à próxima fase. Um grande equilíbrio vem sendo visto no torneio, uma vez que apenas o próprio River está com 100% de aproveitamento.
Dos oito representantes brasileiros no torneio continental, seis estão garantindo vagas nas próximas fases. A Chapecoense e o Atlético-PR, com apenas quatro pontos, estão na terceira colocação em suas chaves. Grêmio, Botafogo e Palmeiras, com sete pontos, registram as principais campanhas, com os gaúchos em vantagem pelos gols marcados.
Leia mais:
Jornais paraguaios citam chance perdida pelo Guaraní diante do Grêmio
Com presença da torcida, Grêmio desembarca em Porto Alegre após empate no Paraguai
Em compensação, o futebol argentino vem decepcionando na Libertadores. Dos seis representantes locais, três cairiam fora da próxima fase se o torneio terminasse hoje. Tucuman, Estudiantes e San Lorenzo estão com situações complicadas em seus grupos. River, Godoy Cruz e Lanús lideram suas chaves.
A situação dos oito grupos
O Botafogo, comandado por Jair Ventura, surpreende no chamado "Grupo da Morte" e lidera com sete pontos. O Barcelona do Equador, outra surpresa, vem no mesmo ritmo e com o empate de ontem diante do "Fogão" estão com o mesmo número de pontos do líder. Estudiantes e Atlético Nacional decepcionam, e conquistaram apenas três pontos até aqui.
No grupo 2, o Santos empatou duas vezes, mas a vitória contra o The Strongest em casa garante a liderança da chave, com o Santa Fe aparecendo na segunda posição. O River Plate, com duas vitórias em dois jogos, ainda encara o Emelec para fechar o primeiro turno, mas já mostra dominância no grupo 3.
No único grupo com dois brasileiros da Libertadores, o Flamengo é quem se destaca. Já são duas vitórias em três jogos. Por outro lado, o Atlético-PR venceu uma, empatou outra e perdeu para os cariocas. Agora, os times se encontram na Arena da Baixada, pelo início do returno. A Universidad Católica se posiciona entre eles na tabela, com cinco pontos. O San Lorenzo de Diego Aguirre é lanterna.
Com duas vitórias após os 45 minutos do segundo tempo, o Palmeiras garantiu seis dos seus sete pontos no grupo 5. O surpreendente Jorge Wilsterman, com oito gols marcados em três jogos, é segundo colocado. Já o Atlético-MG, de Roger Machado, somou apenas quatro pontos até aqui e vê os argentinos do Godoy Cruz na liderança com duas vitórias e um empate.
No grupo da Chapecoense, o Lanus é quem lidera, com seis pontos. Os catarinenses estão em terceiro, mas com os mesmo quatro pontos do Nacional, que é segundo. O problema é que a equipe de Vágner Mancini vai encarar os dois adversários fora de casa durante o returno.
Fechando a Libertadores, o Grêmio lidera o grupo 8 com sete pontos. A pontuação é a mesma do Guarani, mas os tricolores ainda recebem os paraguaios na próxima quarta-feira, na Arena. Iquique e Zamora tentam sobreviver no grupo, mas apenas os chilenos conquistaram três pontos na competição.