Adriano Bastos é favorito no domingo

Hexacampeão da competição na Flórida participará da 26ª Maratona de Porto Alegre

Por: Priscila Montandon
19/05/2009 - 05h48min
Adriano Bastos é favorito no domingo Arquivo pessoal/
Hexacampeão da competição na Flórida, Adriano Bastos participará da 26ª Maratona de Porto Alegre Foto: Arquivo pessoal  
Cenário: parques, montanhas-russas, castelo de Cinderela, Mickey Mouse, Pluto, Pateta, Minnie. Neste ambiente de fantasia em que personagens criam vida circulando entre brinquedos, o paulista Adriano Bastos conquistou títulos que nada têm de faz de conta. Ele é hexacampeão da Maratona da Disney. Neste domingo, o visual será o Guaíba e o Gasômetro. Adriano é um dos favoritos para faturar a 26ª Maratona de Porto Alegre.

Sonho de consumo de 10 em cada 10 crianças – e de alguns adultos também –, a Disney World, na Flórida, nos Estados Unidos, é parte da vida de Adriano, 31 anos, anualmente. O plano é o seguinte: ele se prepara intensamente dois meses antes da Maratona da Disney, sempre em janeiro, chega lá, vence e já fica para as férias. Tem sido assim desde 2003. Venceu logo na estreia e ganhou a viagem para a edição seguinte. Com tudo pago e direito a um acompanhante. Este é o prêmio.

– Corro e garanto as férias ao mesmo tempo. Conheço tanto os brinquedos a ponto de enjoar – brinca.

Seu destino das férias se repete: sempre os parques temáticos da Disney. Ao lado da mulher Renata Bastos, com quem mantém uma empresa de assessoria esportiva em São Paulo, ele planeja seu ano como maratonista incluindo de quatro a seis provas por ano, até terminar nos Estados Unidos.

– É um destino bem procurado por maratonistas brasileiros.

Por mais que a Disney esteja sempre associada à fantasia, a maratona é, claro, é de verdade. São os mesmos 42.195m. E, lá, ele percorre o trajeto quase brincando, lidera de ponta a ponta.

Correr é a vida de Adriano desde os 12 anos, quando o incentivo dos irmãos mais velhos, simpatizantes do esporte, resultou numa inscrição de última hora numa maratoninha de 3km e ele surpreendeu com o terceiro lugar. Nunca tinha corrido antes. Como poucos atletas no Brasil, principalmente no atletismo, o paulista conta com um grande apoio de patrocinadores e escolhe os eventos dos quais quer participar.

Este ano, trocou a Maratona de São Paulo pela de Porto Alegre, sua terceira prova em 2009 – além da Disney, venceu também em Santa Catarina, em abril – e a segunda vez na Capital. E já chega prometendo. Ao ser informado sobre o tempo do vencedor da edição anterior, José Pereira da Silva com 2h20min53s, que também estará domingo na Capital, disparou:

– Farei um tempo abaixo de 2h20min. Seja lá qual for o percurso – promete.

O desafio nas ruas de Porto Alegre, no próximo domingo, Adriano quer transformar em mais um título no currículo, junto com os seis da Disney, o bicampeonato da meia maratona de Buenos Aires e a melhor colocação entre brasileiros nas maratonas de Nova York, em 2000, e de Paris, por três anos.
 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.