Porto Alegre é escolhida para receber jogos da Copa de 2014

Passagem da competição pela Capital deve provocar mudanças estruturais na Capital

31/05/2009 - 15h36min
Porto Alegre é escolhida para receber jogos da Copa de 2014 Genaro Joner/
O gaúcho fantasiado de verde e amarelo foi quem levou uma réplica ampliada da taça da Copa do Mundo Foto: clicRBSgaleria de fotos  

Foi uma longa espera, porém recompensada. Porto Alegre será uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. No anúncio feito em Nassau, nas Bahamas, neste domingo, a confirmação da capital gaúcha, que figurava entre as 17 cidades candidatas, já era esperada, especialmente pela sua tradição no futebol. Nem por isso deixou de ser comemorada, com uma festa que reuniu centenas de pessoas no Parque da Redenção.

Editores de Zero Hora analisam a importância da escolha de Porto Alegre como cidade-sede da Copa do Mundo de 2014 em diferentes âmbitos



Também foram selecionadas as cidades de Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Em Porto Alegre, a Copa deve provocar grandes mudanças. Entre os projetos estão a duplicação da Avenida Beira-Rio, o metrô que iria do Mercado Público até o bairro Menino Deus, a duplicação da Avenida Moab Caldas (Tronco), e o prolongamento da Voluntários da Pátria.

Confirmada a participação, chega a hora de "colocar a mão na massa", segundo o vice-prefeito e secretário da Copa José Fortunati.

— Não estamos falando mais no plano teórico e sim no prático. Temos que agilizar a busca de recursos e relação com o governo federal — projetou Fortunati, em entrevista ao clicRBS, na última sexta-feira.

Regras e prazos para o cumprimento das exigências da Fifa por cada estado serão conhecidos em reunião marcada para o dia 8 de junho.

Com a expectativa de anúncio, o domingo frio e nublado na Capital foi de atividades culturais e esportivas no Parque Farroupilha (Redenção), tradicional ponto de encontro dos moradores da cidade nos finais de semana.

Notícias Relacionadas

31/05/2009 | 13h50

Comitê Executivo da Fifa está reunido para homologação das cidades-sedes

Reunião começou às 11h no horário de Brasília

31/05/2009 | 13h11

População das Bahamas trata com indiferença anúncio das sedes da Copa de 2014

Congresso da Fifa não merece sequer uma nota no principal jornal local

31/05/2009 | 12h51

Começa festa para o anúncio das cidades-sede da Copa de 2014

Fifa divulga as escolhidas às 15h30min, nas Bahamas

30/05/2009 | 22h

Florianópolis vive expectativa de estar na Copa 2014

Fifa divulgará as 12 cidades-sedes neste domingo

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.