Rivalidade

Mazembe cogita levar o Grêmio à África

Clube africano eliminou o Inter do Mundial de Clubes, há um ano, ao vencer a semifinal por 2 a 0

14/12/2011 | 09h13
Mazembe cogita levar o Grêmio à África Hassan Ammar/AP
Resultado sobre o Inter repercute até hoje no Congo Foto: Hassan Ammar / AP

Da sua cidade de Lubumbashi, de quase 1,2 milhão de habitantes, ao sudoeste da República Democrática do Congo, centro do continente africano, o jornalista Eddhy Kademu atendeu ontem ao telefonema de Zero Hora. Kademu foi procurado por uma razão simples: ele é assessor de imprensa do Mazembe, o time que conseguiu a façanha de eliminar o Inter do Mundial de Clubes, um ano atrás.

Ao completar um ano da proeza, e sabendo da rivalidade da dupla Gre-Nal em Porto Alegre, Kademu arriscou uma proposta. O Mazembe poderia convidar o Grêmio para a inauguração de novo estádio do clube africano, previsto para março.

O assessor de imprensa lembra da vitória sobre o Inter com clareza. Até hoje aquele resultado sobre um favorito time brasileiro repercute em seu país.

— Foi fantástico, nosso melhor momento. E vencemos porque fomos melhores, não por um lance de azar — enfatiza Kademu, porque nem ele nem os torcedores mazembistas aceitam a hipótese de que os 2 a 0 de Abu Dhabi foram simples acaso.

A notícia de que o Grêmio cogitou trazer o Mazembe para a inauguração da Arena surpreendeu o congolês. Foi por isso que, ao ficar sabendo da possibilidade de serem convidados, o assessor se empolgou e rebateu:

— Não apenas seria um enorme prazer estar em Porto Alegre na inauguração do estádio no Grêmio, como seria um prazer ainda maior ter o Grêmio aqui no primeiro jogo do nosso novo estádio.


Gremistas ganharam destaque no site do Mazembe
Foto: Reprodução

O ano de 2011 não foi dos mais vitoriosos para o Todo Poderoso Mazembe, nome oficial do clube. Depois de terem chegado à final do Mundial, no dia 14 de dezembro de 2010, tudo parece pouco. A equipe foi a primeira fora do eixo Europa-América do Sul a alcançar o feito.

Neste ano, porém, o Mazembe não passou por boa temporada. Venceu o campeonato do Congo, garantiu uma vaga na Liga dos Campeões da África, mas foi punido com eliminação. Na memória dos torcedores do Mazembe, a vitória sobre o Inter ainda é o maior título do Clube.

Leia a matéria completa na edição desta quarta de Zero Hora.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.