Esporte de raiz

Os clubes do Interior inventam um novo futebol na Divisão de Acesso do Gauchão

Como estão as duas chaves da competição, curiosidades ligadas aos 20 times e próximos jogos

27/04/2012 | 22h08
Os clubes do Interior inventam um novo futebol na Divisão de Acesso do Gauchão Rafael Diverio/Agência RBS
No Grupo 1, o Brasil de Pelotas, primeiro, e o Rio Grande, penúltimo, têm apenas nove pontos de diferença Foto: Rafael Diverio / Agência RBS

No interior do Rio Grande do Sul, existe um esporte mais forte do que o futebol. A bola é redonda. O placar é contado pelo número de gols. A torcida preenche a arquibancada. Mas não é exatamente futebol. Neste esporte, chutes para a torcida e carrinhos em gramados embarrados são comemorados como gols pelos torcedores. E o seu campeonato chama-se Divisão de Acesso. Saiba mais sobre o torneio que está perto de encerrar a primeira fase.

Equilíbrio na chave

Equilíbrio é o substantivo ideal para definir a situação do Grupo 1. Entre o Brasil de Pelotas, primeiro, e o Rio Grande, penúltimo, apenas nove pontos de diferença (25 a 16). Até a rodada anterior, o primeiro rebaixado e o quarto colocado tinham o mesmo número de pontos. Não há classificados nem rebaixados, ainda que o xavante esteja virtualmente na próxima fase, e o Guarani, de Venâncio Aires, praticamente rebaixado.

O grupo mais definido

Na Chave 2, há definições. Esportivo, Glória, União Frederiquense e Passo Fundo estão classificados. Sapucaiense e Juventus, de Santa Rosa, estão rebaixados. O Milan, de Júlio de Castilhos, respira por aparelhos para não cair, já que está a seis pontos de Panambi e Santo Ângelo. Estas duas equipes, inclusive, deverão brigar pela última vaga à próxima fase. O Brasil, de Farroupilha, está bem próximo da classificação.

Fortes emoções

Nenhum time teve mais emoções do que o Panambi até agora. Duas façanhas foram contra o Glória: no primeiro turno, jogando em Vacaria, a equipe perdia por 4 a 1, com um a menos, até os 20 do segundo tempo. Conseguiu a reação e venceu por 5 a 4. No segundo turno, após levar 2 a 0, alcançou a virada com gols aos 44 e aos 46 minutos da etapa complementar. Já na última rodada, o time vencia o Sapucaiense até os 44 do segundo tempo por 3 a 2. Teve um pênalti a favor. Perdeu e ainda levou gol no contra-ataque: 3 a 3 e frustração geral.

Do lanterna para o líder

Só na Divisão de Acesso a direção do líder do grupo contrata o técnico do último colocado. Foi a situação vivida pelo Brasil de Pelotas, nesta semana. O xavante lidera a Chave 1. Ficou na ponta por 14 rodadas com o treinador Luizinho Vieira, ex-atacante e ídolo do clube. Mesmo assim, decidiu pela demissão do treinador. Para seu lugar, foi escolhido Marcelo Rospide (foto), que comandou interinamente o Grêmio, em 2009. Só que Rospide treinava, até então, o Guarani, de Venâncio Aires, lanterna da competição.

Decepções italianas?

Juventus e Milan se enfrentam na manhã de domingo. Mas o jogo não será disputado no San Siro, de Milão, ou na Juventus Arena, de Turim. Nem será transmitido pela TV com narração de Sílvio Luiz e comentário de Silvio Lancelotti. O "clássico" vale pela Divisão de Acesso e será disputado no estádio Carlos Denardin, em Santa Rosa. Ao contrário dos homônimos italianos, as duas equipes estão em baixa no Estado. O Juventus, de Santa Rosa, é o lanterna e o Milan, de Júlio de Castilhos, é o 8º. Os dois estariam rebaixados à Série B do ano que vem.

Contratações

Diz-se que o Acesso é dividido em dois tempos: AG e DG (antes do Gauchão e depois do Gauchão). A partir do fim da Divisão Especial do campeonato, uma legião de jogadores transfere-se para as equipes da Divisão de Acesso. O Brasil-Pel teve cinco contratações: o goleiro Luiz Müller (ex-VEC), o lateral-direito Tiago Rannow (ex-Santa Cruz), o zagueiro Anderson Bill, o meia Alexandre e o atacante Alex Amado (os três vindos do Avenida). Outros destaques do campeonato também acharam emprego: Maicon Sapucaia (ex-Pelotas) está no São Paulo-RG. Clodoaldo (ex-Pelotas), no Farroupilha. Thiago Duarte (ex-Ypiranga), no Brasil-Far. Sandro Sotilli (que disputou pelo São Luiz) está no Passo Fundo.

Divisão de Acesso — 16ª rodada

Sábado (28/5)

15h30min: Farroupilha x 14 de Julho
15h30min: Esportivo x Panambi
15h30min: Sapucaiense x União-FW

Domingo (29/5)

10h15min: Juventus x Milan
11h: Guarany-CA x Inter-SM
14h: Riograndense x Brasil-Pel
18h30min: Passo Fundo x Glória
19h: Guarani-VA x São Paulo
19h: Rio Grande x Riopardense
19h: Santo Ângelo x Brasil-Far

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.