Versão mobile

Esporte de raiz

Os clubes do Interior inventam um novo futebol na Divisão de Acesso do Gauchão

Como estão as duas chaves da competição, curiosidades ligadas aos 20 times e próximos jogos

27/04/2012 - 22h08min
Os clubes do Interior inventam um novo futebol na Divisão de Acesso do Gauchão Rafael Diverio/Agência RBS
No Grupo 1, o Brasil de Pelotas, primeiro, e o Rio Grande, penúltimo, têm apenas nove pontos de diferença Foto: Rafael Diverio / Agência RBS

No interior do Rio Grande do Sul, existe um esporte mais forte do que o futebol. A bola é redonda. O placar é contado pelo número de gols. A torcida preenche a arquibancada. Mas não é exatamente futebol. Neste esporte, chutes para a torcida e carrinhos em gramados embarrados são comemorados como gols pelos torcedores. E o seu campeonato chama-se Divisão de Acesso. Saiba mais sobre o torneio que está perto de encerrar a primeira fase.

Equilíbrio na chave

Equilíbrio é o substantivo ideal para definir a situação do Grupo 1. Entre o Brasil de Pelotas, primeiro, e o Rio Grande, penúltimo, apenas nove pontos de diferença (25 a 16). Até a rodada anterior, o primeiro rebaixado e o quarto colocado tinham o mesmo número de pontos. Não há classificados nem rebaixados, ainda que o xavante esteja virtualmente na próxima fase, e o Guarani, de Venâncio Aires, praticamente rebaixado.

O grupo mais definido

Na Chave 2, há definições. Esportivo, Glória, União Frederiquense e Passo Fundo estão classificados. Sapucaiense e Juventus, de Santa Rosa, estão rebaixados. O Milan, de Júlio de Castilhos, respira por aparelhos para não cair, já que está a seis pontos de Panambi e Santo Ângelo. Estas duas equipes, inclusive, deverão brigar pela última vaga à próxima fase. O Brasil, de Farroupilha, está bem próximo da classificação.

Fortes emoções

Nenhum time teve mais emoções do que o Panambi até agora. Duas façanhas foram contra o Glória: no primeiro turno, jogando em Vacaria, a equipe perdia por 4 a 1, com um a menos, até os 20 do segundo tempo. Conseguiu a reação e venceu por 5 a 4. No segundo turno, após levar 2 a 0, alcançou a virada com gols aos 44 e aos 46 minutos da etapa complementar. Já na última rodada, o time vencia o Sapucaiense até os 44 do segundo tempo por 3 a 2. Teve um pênalti a favor. Perdeu e ainda levou gol no contra-ataque: 3 a 3 e frustração geral.

Do lanterna para o líder

Só na Divisão de Acesso a direção do líder do grupo contrata o técnico do último colocado. Foi a situação vivida pelo Brasil de Pelotas, nesta semana. O xavante lidera a Chave 1. Ficou na ponta por 14 rodadas com o treinador Luizinho Vieira, ex-atacante e ídolo do clube. Mesmo assim, decidiu pela demissão do treinador. Para seu lugar, foi escolhido Marcelo Rospide (foto), que comandou interinamente o Grêmio, em 2009. Só que Rospide treinava, até então, o Guarani, de Venâncio Aires, lanterna da competição.

Decepções italianas?

Juventus e Milan se enfrentam na manhã de domingo. Mas o jogo não será disputado no San Siro, de Milão, ou na Juventus Arena, de Turim. Nem será transmitido pela TV com narração de Sílvio Luiz e comentário de Silvio Lancelotti. O "clássico" vale pela Divisão de Acesso e será disputado no estádio Carlos Denardin, em Santa Rosa. Ao contrário dos homônimos italianos, as duas equipes estão em baixa no Estado. O Juventus, de Santa Rosa, é o lanterna e o Milan, de Júlio de Castilhos, é o 8º. Os dois estariam rebaixados à Série B do ano que vem.

Contratações

Diz-se que o Acesso é dividido em dois tempos: AG e DG (antes do Gauchão e depois do Gauchão). A partir do fim da Divisão Especial do campeonato, uma legião de jogadores transfere-se para as equipes da Divisão de Acesso. O Brasil-Pel teve cinco contratações: o goleiro Luiz Müller (ex-VEC), o lateral-direito Tiago Rannow (ex-Santa Cruz), o zagueiro Anderson Bill, o meia Alexandre e o atacante Alex Amado (os três vindos do Avenida). Outros destaques do campeonato também acharam emprego: Maicon Sapucaia (ex-Pelotas) está no São Paulo-RG. Clodoaldo (ex-Pelotas), no Farroupilha. Thiago Duarte (ex-Ypiranga), no Brasil-Far. Sandro Sotilli (que disputou pelo São Luiz) está no Passo Fundo.

Divisão de Acesso — 16ª rodada

Sábado (28/5)

15h30min: Farroupilha x 14 de Julho
15h30min: Esportivo x Panambi
15h30min: Sapucaiense x União-FW

Domingo (29/5)

10h15min: Juventus x Milan
11h: Guarany-CA x Inter-SM
14h: Riograndense x Brasil-Pel
18h30min: Passo Fundo x Glória
19h: Guarani-VA x São Paulo
19h: Rio Grande x Riopardense
19h: Santo Ângelo x Brasil-Far

VEJA TAMBÉM

     
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.