É campeão!

Atlético de Madrid vence Athletic Bilbao por 3 a 0 e conquista a Liga Europa

Partida que ocorreu em Bucareste, na Romênia, teve gols de Falcão García e Diego

09/05/2012 | 18h05
Atlético de Madrid vence Athletic Bilbao por 3 a 0 e conquista a Liga Europa Pierre-Philippe Marcou/AFP
Falcão García ergue a taça: Atlético de Madrid conquistou o título nesta quarta Foto: Pierre-Philippe Marcou / AFP

Uma semana depois de Madri ver a festa dos torcedores do Real na Praça Sibeles, agora é a vez dos Colchoneros encherem a Praça Neptuno. O local é o ponto de encontro dos torcedores do Atlético de Madrid, e nesta quarta-feira estará lotado de gente enlouquecida com o segundo título da Liga Europa conquistado pelo clube, depois dos 3 a 0 sobre o Athletic Bilbao no Estádio Nacional, em Bucareste, na Romênia.

O destaque do triunfo tem nome de ave e mais uma vez voou alto. Falcao García, o senhor da Liga Europa, balançou as redes duas vezes e repetiu o sucesso da temporada passada, quando pelo Porto foi o destaque de uma campanha vencedora. Desta vez foram 15 gols em 12 partidas, somadas as aparições pela equipe portuguesa, já são 30 jogos e 28 tentos. Nem Messi ou Cristiano Ronaldo, no futebol espanhol o dono da Europa em 2012 foi o colombiano.

Partida impecável fez o camisa nove do Atlético de Madrid. Além de levar à loucura o setor defensivo do Athletic Bilbao, Falcao coroou a apresentação com duas pinturas. A primeira aos sete minutos, ao receber passe de Diego e finalizar com a perna canhota. A segunda saiu aos 34 minutos, quando o atacante teve a frieza de deixar o zagueiro Aurtenetxe no chão antes de bater para o gol.

O técnico do clube basco, Marcelo Bielsa, era literalmente a imagem da loucura à beira do gramado. Andava nervosamente de um lado a outro, se agachava, cuspia, ajeitava os óculos. Tentava imaginar uma solução que freasse a avalanche dos Colchoneros.

A solução foi tentar marcar a saída de bola do Atlético de Madrid no segundo tempo e puxar o time mais para frente. O tempo passava e o Atlético de Madrid vendo que o título ficava cada vez mais perto passou a explorar os contra-ataques. Chamou o Athletic Bilbao para o seu campo e os bascos chegavam na base do abafa.

A pressão do Athletic Bilbao fez com que outro jogador do Atlético de Madrid se destacasse, o goleiro Courtois. Exigido em pelo menos três lances perigosos dentro de sua área, o arqueiro belga mostrou ótimo reflexo e segurança. Todavia, a tática suicida dava espaços para o Colchonero e Falcao García quase marcou o terceiro quando entrou na área e finalizou na trave direita do goleiro Iraizoz.

Terceiro gol que sairia em um contra-ataque e na bela arrancada de Diego. O brasileiro passou por dois defensores bascos e fechou o caixão do Athletic. O time de Madri já podia soltar o grito de campeão, e aos jogadores do Athletic só restou o choro da derrota.

Nesta quarta-feira não há na Espanha torcedor mais feliz que o do Atlético de Madrid. Por um momento, os Colchoneros se sentirão muito maiores e colocarão banca sobre os rivais de Real Madrid e Barcelona.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO DE MADRID 3 x 0 ATHLETIC BILBAO

Local: Estádio Nacional, Bucareste (ROM)
Data-Hora: 09/5/2012 - 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Wolfgang Stark (ALE)
Auxiliares: Jan-Hendrik Salver (ALE) e Mike Pickel (ALE)
Cartão amarelo: Falcao García (ATL); Ander Herrera (ATH), Amorebieta (ATH), Íñigo Pérez (ATH), Susaeta (ATH)
Cartão vermelho: Não houve
Gols: Falcao García 7'/1ºT (1-0), Falcao García 34'/1ºT (2-0), Diego 40'/2ºT (3-0)

ATLÉTICO DE MADRID: Courtois, Juanfran, Godin, Miranda e Filipe Luis; Mario Suárez, Gabi, Diego (Koke 45'/2ºT), Adrián López (Salvio 43'/2ºT) e Arda Turan (Álvaro Domínguez 48'/2ºT); Falcao García - Técnico: Diego Simeone.

ATHLETIC BILBAO: Iraizoz, Iraola, Javi Martínez, Amorebieta e Aurtenetxe (Ibai Gómez, intervalo); Iturraspe (Íñigo Pérez, intervalo) , Ander Herrera (Toquero 18'/2ºT) e De Marcos; Susaeta, Muniaín e Llorente - Técnico: Marcelo Bielsa. 

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.