Depois de duas derrotas

Brasil vira sobre a Finlândia e, enfim, vence a primeira na Liga Mundial

Oposto Wallace foi o grande destaque da equipe nacional, com 26 pontos. Próxima rodada será na Polônia

20/05/2012 | 19h45
Brasil vira sobre a Finlândia e, enfim, vence a primeira na Liga Mundial FIVB/Divulgação
Equipe de Bernardinho, enfim venceu na Liga Mundial Foto: FIVB / Divulgação
Após duas derrotas preocupantes, a Seleção Brasileira masculina de vôlei se reabilitou na Liga Mundial-2012. Em Toronto (CAN), a equipe venceu de virada a Finlândia por 3 sets a 1 (23-25, 25-13, 25-22 e 31-29), em 1h52. Foi a primeira vitória nacional nesta edição do torneio.

Com os reveses para a Polônia, na sexta-feira, e para o Canadá, no sábado, o grupo de Bernardinho estava pressionado, uma vez que um novo fracasso dificultaria a classificação para a fase final, que será disputada em Sófia, na Bulgária, no mês que vem. O grande destaque brasileiro foi novamente o oposto Wallace, que anotou 26 pontos, muitos deles em momentos importantes. No total, o jogador do Sada Cruzeiro marcou 19 vezes em ataques, 4 de bloqueio e 3 de saque.

Outros bons desempenhos do time foram registrados por Sidão (16 pontos, dos quais 4 de bloqueio) e Lucão (13 pontos). Bernardinho optou por iniciar a partida com Bruninho no levantamento, em vez de Ricardinho, e Thiago Alves no lugar de Dante, que nem sequer foi relacionado. Mas, a exemplo dos dois primeiros jogos, o Brasil entrou em quadra vacilante e errático.

A Finlândia se aproveitou e, embora com mais raça do que técnica, fechou o primeiro set em 25 minutos. Em seguida, a Seleção pareceu entrar renovada em quadra. Fez seus dois melhores sets no torneio até e venceu com facilidade as parciais subsequentes.

Na quarta parcial, um susto. Após começar dominante, o Brasil diminuiu o ritmo e viu os europeus virarem a partida. Quando chegou a hora da definição, seguidos bloqueios de Sidão e Lucão e ataques potentes de Wallace selaram a vitória brasileira.

Com a primeira vitória, o Brasil foi a 5 pontos e deixou a lanterna do Grupo B da Liga com a Finlândia. Canadá e Polônia farão neste domingo, à noite, o último jogo da primeira rodada da chave.

A próxima rodada do Grupo B começará no dia 1 de junho, em Katowice (POL), e a Seleção estreia contra a Finlândia.
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.