Holandês da hora

Estreante no Botafogo, Seedorf enfrenta o Grêmio em encontro adiado há quase 17 anos

Campeão da Liga dos Campeões em 95, meia deixou o Ajax antes do Mundial contra os gaúchos

21/07/2012 | 17h16
Estreante no Botafogo, Seedorf enfrenta o Grêmio em encontro adiado há quase 17 anos Tasso Marcelo/AE
Zé Roberto, pela Seleção Brasileira, e Seedorf, pela Holanda, se reencontram em Botafogo x Grêmio Foto: Tasso Marcelo / AE

Todos os holofotes do Engenhão estarão voltados para Seedorf neste domingo. O meia holandês, que estreia vestindo a camisa do Botafogo, também enfrentará o Grêmio pela primeira vez na história. Um confronto que poderia ter acontecido há quase 17 anos, no Mundial de Clubes.

Seedorf ajudou o time do Ajax, sensação europeia naquele ano de 1995, a superar o Milan na decisão da Liga dos Campeões e a conquistar o direito de decidir o Mundial contra o Grêmio. No entanto, o meia deixou o clube holandês antes do encontro com os gaúchos e se transferiu para a italiana Sampdoria. De lá, passou por Real Madrid e Inter de Milão antes de chegar no Milan, onde atuou por 10 anos.

Foi no San Siro, aliás, que Seedorf conheceu Emerson. O ex-jogador e atual auxiliar técnico de Vanderlei Luxemburgo na comissão técnica do Grêmio reencontrará neste domingo o holandês de 36 anos, seu colega no Milan de 2007 a 2009.

— Ele é um líder. Tem uma personalidade muito forte. Se impõe muito. Em todas as decisões extracampo, também. Opina, gosta das coisas corretas, certas — relembra Emerson sobre o adversário deste domingo.

Os dois atuaram no meio-campo do Milan do técnico Carlo Ancelotti. Com três meias que defendiam e atacavam, a formação no setor por vezes contava com Pirlo como primeiro volante, Emerson pelo lado direito e Seedorf na esquerda. Conhecedor da habilidade do holandês, o auxiliar de Luxemburgo destaca o controle de bola e a precisão do chute como principais qualidades do agora adversário.

— Ele podia esperar um pouquinho mais para estrear, né? — brinca. — Ele é espetacular tecnicamente. Tem muita força física. É muito difícil tirar a bola do pé dele, já que ele faz muito bem a proteção. Também chuta muito bem de fora da área, sempre teve um chute muito forte. É muito inteligente. Está muito próximo do estilo do futebol brasileiro.

No Milan, Emerson e Seedorf atuaram lado a lado. Mas na Seleção foi diferente. Na Copa do Mundo 98, se enfrentaram na memorável semifinal entre Brasil e Holanda. O confronto foi vencido nos pênaltis pela equipe de Zagallo, que acabou perdendo o título da competição para a França na final.

— Naquele jogo, eu entrei para marcar o Davids, que era o pé canhoto. Mas o Seedorf era o cérebro daquela equipe, o cara que fazia rodar a bola. Os dois armavam as jogadas mais perigosas daquele time — relata Emerson.

A Holanda de 98, aliás, tinha sua base formada pelo próprio Ajax de 95, que venceu o Grêmio no Mundial. Dos 11 jogadores que entraram em campo contra o Brasil na Copa, seis enfrentaram a equipe gaúcha três anos antes (ficha abaixo). Outro que participou das duas partidas foi justamente Emerson: a diferença é que, na França, Zagallo sacou Leonardo para colocá-lo em campo. Já com Felipão, pelo Grêmio, no Japão, não saiu do banco.

— A gente estava jogando contra uma das melhores equipes do mundo naquele momento. Era muito difícil jogar contra aquele time do Ajax. Mas o Grêmio se comportou bem e equilibrou o jogo. Foi para os pênaltis e aí não tem favorito. Pode acontecer de tudo — rememora Emerson.

Em todo o caso, o Botafogo de hoje não é nem um Ajax nem uma Holanda.


Nos países baixos
Seis holandeses (*) que enfrentaram o Brasil na Copa de 98 haviam jogado pelo Ajax contra o Grêmio em 95. Veja os times: 

Ajax x Grêmio de 1995
Van der Sar
Reiziger
Blind
Frank de Boer
Bogarde
Ronald de Boer
Davids
Litmanen (Reuser)
Finidi
Kluivert
Overmars (Kanu)

Holanda x Brasil de 1998
Van der Sar*
Reiziger* (Winger)
Stam
Frank de Boer*
Jonk (Seedorf)
Ronald de Boer*
Cocu
Zenden (Hooijdonk)
Davids*
Bergkamp
Kluivert*

Confira uma lista com bares para assistir a Botafogo x Grêmio
Globosat HD e SporTV transmitem Botafogo x Grêmio

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.