Sonho de menino

Grupo RBS lança projeto Peneirinha Gillette

Iniciativa em parceria com a P&G, para crianças entre 8 e 12 anos, ocorre de agosto a dezembro, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina

19/07/2012 | 12h31
Grupo RBS lança projeto Peneirinha Gillette Renata Germano/
Projeto foi lançado em evento na manhã desta quinta-feira, em Porto Alegre Foto: Renata Germano

Ser jogador de futebol ainda é sonho da maior parte dos meninos em todo o Brasil. Não é exagero dizer que grande parte dos pequenos pensou, pelo menos uma vez, em ganhar a vida com a bola nos pés. Muitas vezes, esse pensamento é deixado de lado, por inúmeros motivos _ que vão desde a pouca habilidade, até a falta de oportunidades para mostrar seu talento. Por isso, o Grupo RBS, junto com a P&G, lançou na manhã desta quinta-feira o projeto Peneirinha Gillette. A ideia é criar a maior peneira já realizada no Brasil e revelar para o futebol quatro meninos no Rio Grande do Sul e dois em Santa Catarina.

As inscrições começam no dia 8 de agosto, quando o site do projeto estará disponível.

– O nosso objetivo é fortalecer a ideia de que "você pode ter um campeão dentro de casa" e envolver as famílias nesse processo – disse o gerente de marketing da Gillette, Fernando Souza.

As peneiras começam no dia 8 de setembro, em Caxias do Sul (veja calendário ao lado). Em Santa Catarina, as primeiras seletivas acontecem nos dias 22 e 23 de setembro, em Joinville e Blumenau. Para participar, é preciso preencher a ficha de inscrição até a terça-feira anterior à data da seletiva em que o candidato se apresentará. Caso perca esse prazo, a criança também poderá se inscrever no dia da peneira, indo ao local onde ela se realiza.

Não há limite para o número de participações nas peneiras, o que significa que, caso seja reprovado, o menino poderá fazer uma nova tentativa em uma seletiva de outra cidade. Os candidatos serão divididos em duas categorias: 8 e 9 anos e 10 a 12 anos.

No Rio Grande do Sul, serão nove seletivas regionais, com dois dias de duração. A peneira começa no sábado, às 7h, com partidas disputadas entre equipes de 11 jogadores, definidas pela organização, de acordo com o número de inscritos. No domingo, depois de todos os meninos terem se apresentado, serão escolhidos os 30 finalistas, 15 em cada categoria. A comissão responsável pela decisão será formada por seis profissionais, entre educadores físicos, avaliadores de futebol profissionais e organizadores do projeto. Em Santa Catarina, serão seis seletivas.

As peneiras em cada região classificam 270 garotos no Rio Grande do Sul e 180 em Santa Catarina, que participam de dois dias de jogos para definir os campeões. As seletivas finais se realizarão em Porto Alegre, onde quatro garotos serão escolhidos, e em Florianópolis, onde dois meninos serão os vencedores.

– O sonho de ser jogador de futebol é um sonho da criança, mas também é da família. Nossa crença é essa e queremos desenvolver isso – garante o diretor de comercialização nacional do Grupo RBS, Felipe Goron.

Para participar das peneiras, a criança deverá estar acompanhada de um responsável e apresentar um comprovante de matrícula, de qualquer escola de seu estado.

O projeto:

RS: nove seletivas regionais + uma seletiva final
SC: seis seletivas regionais + uma seletiva final

Categorias:
+ 8 e 9 anos
+ 10 a 12 anos

Cada seletiva tem a duração de dois dias (sábado e domingo)

_ Inscrições:
A partir de 8 de agosto

+ Pelo site (disponível em 8 de agosto)
O candidato deve preencher a ficha de inscrição até a terça-feira anterior à seletiva da qual deseja participar e identificar em qual cidade se apresentará.
+ Pelo formulário impresso
Os formulários de inscrição impressos estão disponíveis nas escolas e nas sedes do Grupo RBS em Porto Alegre e no interior. O candidato deve preencher e entregar pessoalmente na RBS, enviar via fax ou pelo correio, no máximo a 10 dias da seletiva.
+ No dia da peneira
Caso o candidato tenha perdido o prazo de inscrição para a seletiva em sua cidade, pode se apresentar no dia e realizá-la no local.

Documentação necessária:
1. Comprovante de matrícula e frequência escolar;
2. Comprovante de inscrição;
3. Assinatura do responsável.
* Cada candidato deve estar acompanhado de seu responsável durante os dois dias de seletiva. A organização do Peneirinha Gilette não fornecerá ajuda de custo para as despesas do candidato durante o período de seleção.

Calendário de peneiras:
Rio Grande do Sul:
_ 8 e 9 de setembro: Caxias do Sul
_ 15 e 16 de setembro: Santa Rosa e São Leopoldo
_ 29 e 30 de setembro: Santa Maria e Santa Cruz
_ 20 e 21 de outubro: Pelotas e Santana do Livramento
_ 27 e 28 de outubro: Passo Fundo
_ 3 e 4 de novembro: Porto Alegre
Classificam 270 jogadores no sábado.
No domingo, saem 60 finalistas (30 em cada categoria)

Santa Catarina:
_ 22 e 23 de setembro: Joinville e Blumenau
_ 13 e 14 de outubro: Florianópolis e Criciúma
_ 27 e 28 de outubro: Lages
_ 3 e 4 de novembro: São José
Classificam 180 jogadores no sábado.
No domingo, saem 60 finalistas (30 em cada categoria)

Seletivas finais:
_ Santa Catarina: 10 e 11 de novembro - 2 vencedores
_ Rio Grande do Sul: 17 e 18 de novembro - 4 vencedores

Premiação:
_ 1 ano em uma escolinha de futebol de sua cidade
_ 15 dias de oficina esportiva em um clube europeu
_ Brindes do patrocinador

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.