Vela

Scheidt e Prada lideram classe Star nos Jogos Olímpicos

Após chegada acirrada, organização deu vitória para o Brasil na segunda regata do dia

29/07/2012 | 14h04
Scheidt e Prada lideram classe Star nos Jogos Olímpicos William WEST/AFP
Dupla é esperança de medalha Foto: William WEST / AFP

A dupla Robert Scheidt e Bruno Prada largou na frente no primeiro dia de disputa da classe Star, nos Jogos Olímpicos de Londres, após grande confusão da organização do evento esportivo. Depois de ficar em quarto lugar na primeira regata, neste domingo, os brasileiros tiveram uma chegada acirrada com os britânicos Iain Percy e Andrew Simpson, atuais campeões olímpicos, na segunda regata e acabaram vencedores após indecisão dos organizadores. Na classificação geral, Scheidt e Prada somam cinco pontos perdidos, contra oito dos irlandeses Peter O'Leary e David Burrows.

Na primeira regata, a vitória ficou com os franceses Xavier Rohart e Pierre-Alexis Ponsot , após 1h09m17s de disputa. Scheidt e Prada não largaram bem e fizeram uma regata de recuperação.

A segunda regata do dia, no entanto, foi melhor para os brasileiros e acabou marcada por uma polêmica envolvendo a organização. Scheidt e Prada fizeram uma largada melhor, contornaram a primeira boia em terceiro e, após a segunda marcação, assumiram a liderança isoladamente. O primeiro lugar somente passou a ser ameaçado nos minutos finais, quando os britânicos se aproximaram.

A partir daí o que se viu foi uma disputa acirrada, com os barcos lado a lado. Por conta disso, as duas duplas acabaram cruzando a linha de chegada ao mesmo tempo. Neste momento, a transmissão oficial tirou do ar a linha imaginária entre os barcos dos juízes que demarca a linha de chegada. Ficou no ar a dúvida sobre quem tinha vencido. Minutos depois, tanto a TV quando o site oficial dos Jogos mostraram Scheidt e Prada como os vencedores, após 1h13m39s de disputa. Porém, após mais alguns minutos, os britânicos foram colocados como os vencedores da regata. Mais algum tempo de espera e os brasileiros voltaram para o primeiro lugar.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.