Mudança de local?

Fifa aceita tirar a fan fest da beira do Guaíba em Porto Alegre

Prefeitura cogita levar evento para Ginásio Tesourinha em vez do Anfiteatro Pôr do Sol

Pelo menos em uma das polêmicas atuais da Copa do Mundo - fazer ou não as fan fests -, Porto Alegre não é uma das protagonistas.

Foi o que assegurou o diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil, que relatou uma conversa com o prefeito José Fortunati, no início da semana, na qual o gaúcho falou em retirar o evento do Anfiteatro Pôr do Sol.

- O prefeito explicou que gostaria de mudar de lugar por questões de segurança. Para nós, não há o menor problema, essa é uma decisão da cidade - disse.

No início da semana, Fortunati havia comentado da intenção de trocar, com a justificativa de que junho é o mês mais frio do ano e o local é aberto demais. Weil garantiu que não há qualquer intenção da prefeitura em deixar de lado a fan fest, como está acontecendo em Recife. A cidade pernambucana anunciou que não realizaria o evento, que é diário e gratuito, com shows de música e transmissão dos jogos da Copa.
O dirigente da Fifa disse estar esperando que os representantes de Recife procurem a entidade para conversar sobre as opções para baratear os custos do evento - que o secretário de Esportes da cidade, George Braga, disse chegar a R$ 20 milhões. Para Weil, é menos:

- Me parece que está bem acima do que pode ser. É possível fazer uma fan fest mais simples e  buscar parceiros privados para bancar o custo. Nos surpreende uma cidade perder a chance de propiciar essa festa à população e aos turistas.

Weil esquivou-se o quanto pôde, mas no final garantiu: realizar a fan fest é uma obrigação da cidade por contrato. Caso a prefeitura se negue, a entidade tomará medidas judiciais.

Quem fornece o que, segundo a Fifa:
Fifa: Telões, sistemas de som, palco
TV Globo: atrações musicais, sistemas de transmissão
Cidade: cercamento do local, máquinas de raio-x, segurança, banheiros, tendas de hospitalidade para empresas.

VEJA TAMBÉM

     
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.