Versão mobile

Mudança de local?

Fifa aceita tirar a fan fest da beira do Guaíba em Porto Alegre

Prefeitura cogita levar evento para Ginásio Tesourinha em vez do Anfiteatro Pôr do Sol

Por: Rodrigo Müzell, do Costão do Santinho
20/02/2014 - 20h32min

Pelo menos em uma das polêmicas atuais da Copa do Mundo - fazer ou não as fan fests -, Porto Alegre não é uma das protagonistas.

Foi o que assegurou o diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil, que relatou uma conversa com o prefeito José Fortunati, no início da semana, na qual o gaúcho falou em retirar o evento do Anfiteatro Pôr do Sol.

- O prefeito explicou que gostaria de mudar de lugar por questões de segurança. Para nós, não há o menor problema, essa é uma decisão da cidade - disse.

No início da semana, Fortunati havia comentado da intenção de trocar, com a justificativa de que junho é o mês mais frio do ano e o local é aberto demais. Weil garantiu que não há qualquer intenção da prefeitura em deixar de lado a fan fest, como está acontecendo em Recife. A cidade pernambucana anunciou que não realizaria o evento, que é diário e gratuito, com shows de música e transmissão dos jogos da Copa.
O dirigente da Fifa disse estar esperando que os representantes de Recife procurem a entidade para conversar sobre as opções para baratear os custos do evento - que o secretário de Esportes da cidade, George Braga, disse chegar a R$ 20 milhões. Para Weil, é menos:

- Me parece que está bem acima do que pode ser. É possível fazer uma fan fest mais simples e  buscar parceiros privados para bancar o custo. Nos surpreende uma cidade perder a chance de propiciar essa festa à população e aos turistas.

Weil esquivou-se o quanto pôde, mas no final garantiu: realizar a fan fest é uma obrigação da cidade por contrato. Caso a prefeitura se negue, a entidade tomará medidas judiciais.

Quem fornece o que, segundo a Fifa:
Fifa: Telões, sistemas de som, palco
TV Globo: atrações musicais, sistemas de transmissão
Cidade: cercamento do local, máquinas de raio-x, segurança, banheiros, tendas de hospitalidade para empresas.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.