A definir

Fortunati admite colaborar com estruturas temporárias e irá propor mudança de local da Fan Fest

Prefeito da Capital disse que não assumirá sozinho os custos com estruturas exigidas pela Fifa

17/02/2014 | 10h36
Fortunati admite colaborar com estruturas temporárias e irá propor mudança de local da Fan Fest Ricardo Duarte/Agencia RBS
Foto: Ricardo Duarte / Agencia RBS

A Prefeitura de Porto Alegre está disposta a colaborar com os gastos nas estruturas temporárias exigidas pela Fifa para a realização da Copa do Mundo. Mas o prefeito José Fortunati garantiu, em entrevista à Rádio Gaúcha, que não assumirá sozinho os custos. Ele afirmou que contratualmente a obrigação das estruturas não são da prefeitura. Ele aguarda uma posição do Governo Federal.

— Contratualmente, a obrigação das estrutura temporárias da Copa não é da prefeitura (...) mas estamos dispostos a contribuir. Até o momento, o Governo Federal resiste e rejeita qualquer possibilidade de pactuar deste processo. A vida é dinâmica, se nós conseguirmos uma saída jurídica adequada, o Governo Federal se incorpora. Outra possibilidade são patrocinadores. Valcke sugeriu quando ficou sabendo que os prefeitos do Rio de Janeiro e Recife estão desistindo de realizar a Fan Fest. Ele disse que vai conversar para buscar financiadores para o espaço. Quando eu falo de outros agentes, temos que estar abertos a isso. Todo mundo pensa em tirar lucro, e somente o poder público tem que desembolsar recursos — relatou.

Fortunati admitiu que existe chance de Porto Alegre perder a Copa do Mundo, assim como o presidente do Inter, Giovanni Luigi, já havia falado.

— Continuo acreditando que é possível (um acordo). Naturalmente o risco que Giovanni Luigi coloca (de Porto Alegre perder a Copa) existe.

O prefeito afirmou ainda que pretende alterar o local da Fan Fest em Porto Alegre. Previsto para o Anfiteatro Pôr-do-Sol, o evento pode ser no Ginásio Tesourinha. Apesar da menor capacidade, o local é coberto e corta gastos. Fortunati proporá as mudanças em um encontro com o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke. A intenção é criar outros locais da Fan Fest, de forma descentralizada, em bairros.

— Fui avisado pelo instituto Metroclima de que as temperaturas de junho são as mais baixas do ano em Porto Alegre. Não é o mês mais chuvoso, mas temos as temperaturas mais baixas. Fica difícil realizar uma Fan Fest em um espaço aberto, ao lado do Guaíba, com muito vento. Nós vamos propor isso, descentralizar a Fan Fest. É muito mais condizente que tenhamos espaços médios. A ideia é transferir para o Anfiteatro Pôr-do-Sol maior para o Tesourinha. A estrutura está pronta, bastaria colocar um telão, para que as pessoas que quiserem assistir aos jogos no centro da cidade. A Fan Fest é de competência do município. Mas isso não nos impede de buscarmos patrocinadores. Na medida que a Fan Fest faz parte do aspecto cultural, vamos buscar patrocinadores através da lei de incentivo à cultura  — completou.

Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.