Conexão Porto Alegre

A expectativa das principais torcidas que visitarão Porto Alegre na Copa

Repórter Rodrigo Oliveira, da Rádio Gaúcha, foi à Europa a três meses do Mundial

02/03/2014 | 18h25
A expectativa das principais torcidas que visitarão Porto Alegre na Copa Arquivo Pessoal/Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

Fui enviado pela Rádio Gaúcha para a Holanda e para a França, para conferir como está a expectativa de duas das principais torcidas europeias que estarão em Porto Alegre durante a Copa do Mundo. Um rápido passeio pelas ruas e pelos belos canais de Amsterdã já é o suficiente para perceber o quanto o povo holandês já respira o Mundial.

— Meu único medo é a violência dentro dos estádios. Vemos na televisão que ocorrem algumas brigas nos jogos no Brasil. Mas fora eu acredito que o governo vai garantir total segurança para a Copa — confia o torcedor Jaap Derks, que já tem passagem comprada para o Brasil.

AS DICAS DA HOLANDESA

Sietske de Vos, 29 anos, trabalha com comércio exterior na cidade de Haia, famosa por sediar o Tribunal Internacional. Ela fez um intercâmbio de um ano em Porto Alegre, em 2008, quando estudou Relações Internacionais na UFRGS. Por conhecer a cidade, ela dá dicas para os compatriotas que irão à Copa:

— Tem de tomar caipirinha na Cidade Baixa, visitar uma churrascaria e também comer uma pizza de chocolate. Até hoje o povo daqui não acredita que eu comi uma pizza de chocolate.

FRIO EM PORTO ALEGRE?

Dois torcedores que entrevistei em Amsterdã ficaram surpresos ao saber que faz frio no inverno porto-alegrense. Perguntei ao estudante Tim Heerschops qual temperatura ele achava que fazia na cidade em Junho.

— 25 ou 30 graus — respondeu.

Quando falei do frio na cidade nesta época, ficou muito surpreso:

— Sério? Ainda bem que você me avisou. Vou levar um casaco, então!

Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.