Preparação

Eventos-teste nos estádios da Copa começam nesta semana

Vasco x Resende será na Arena da Amazônia, em Manaus

Eventos-teste nos estádios da Copa começam nesta semana José Zamith de Oliveira Filho/Portal da Copa
Manaus terá jogo entre Vasco e Resende pela Copa do Brasil Foto: José Zamith de Oliveira Filho / Portal da Copa

O primeiro evento-teste oficial para a Copa do Mundo será nesta semana. A cidade escolhida, Manaus, vai receber a partida entre Vasco x Resende pela Copa do Brasil, na quinta-feira. A grande diferença em relação aos jogos que já estão sendo disputados nas arenas do Mundial é que nestes testes parte das operações são comandadas pelo COL e a FIFA.

Desta maneira é possível verificar itens como segurança, transporte, competição, voluntários, ajuste de iluminação e som, e limpeza. Para que o evento tenha cara de Copa, serão escalados os mesmos agentes particulares de segurança que irão trabalhar nos meses de junho e julho. O mesmo vale para os voluntários. Na sede do COL, aqui no Rio de Janeiro, estão sendo fechados os últimos detalhes do cronograma final.

— Entre abril e maio vamos testar todos os locais que não foram utilizados na Copa das Confederações. Temos que conhecer bem as novas seis arenas. E também vamos fazer em Brasília, que recebeu só a abertura do torneio em 2013 — explicou Tiago Paes, gerente de integração operacional do COL.

Os estádios podem ser utilizados normalmente de acordo com os interesses dos clubes, mas pelo menos em uma data eles tem que ser operados com padrão Copa. O calendário que está sendo preparado é o seguinte: ainda em abril, no dia 26, será a vez da Arena Pantanal, em Cuiabá, com Luverdense x Vasco pela série B.

Em maio, no dia três, tem o clássico América x ABC na Arena das Dunas, em Natal. O teste no Beira-Rio está previsto para o dia 10, com Inter x Atlético-PR, pelo Campeonato Brasileiro. Uma semana depois, tem Corinthians x Figueirense, na Arena São Paulo. As datas para Curitiba e Brasília serão definidas nesta semana.

Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.