Luiz Zini Pires

Pesquisa revela novo mapa sobre rivalidade dos torcedores da dupla-Gre-Nal

Colunista fala sobre o impacto da rivalidade no mercado do futebol gaúcho

12/03/2014 | 08h25

Uma pesquisa desenvolvida pelos alunos do curso de bacharelado em Estatísticas da UFRGS, coordenada pela professora Liane Werner, revelou que a resistência de torcedores da dupla Gre-Nal com as marcas patrocinadoras do clube rival é mínima. Ou seja: raros fãs deixariam de comprar um produto que fosse anunciado com exclusividade pelo adversário. Um dos tabus locais diz que quem patrocina o Inter precisa investir no Grêmio ao mesmo tempo.

ACESSE E COMENTE NO BLOG DO ZINI

Liane informa que “existe resistência à aquisição de produtos, mas com só 1,49% de torcedores resistentes, algo de mínimo impacto. Assim, não há motivos para patrocinar os dois clubes ao mesmo tempo”.

O estudo aplicado na Capital e em Caxias do Sul, onde o Inter jogou em 2013, mostrou ainda que 89% dos colorados compram produtos associados ao seu time, contra 79% dos gremistas.

A pesquisa será exibida aos profissionais de marketing do Inter nas próximas semanas.

VEJA TAMBÉM

     
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.