Luiz Zini Pires

Pesquisa revela novo mapa sobre rivalidade dos torcedores da dupla-Gre-Nal

Colunista fala sobre o impacto da rivalidade no mercado do futebol gaúcho

12/03/2014 | 08h25

Uma pesquisa desenvolvida pelos alunos do curso de bacharelado em Estatísticas da UFRGS, coordenada pela professora Liane Werner, revelou que a resistência de torcedores da dupla Gre-Nal com as marcas patrocinadoras do clube rival é mínima. Ou seja: raros fãs deixariam de comprar um produto que fosse anunciado com exclusividade pelo adversário. Um dos tabus locais diz que quem patrocina o Inter precisa investir no Grêmio ao mesmo tempo.

ACESSE E COMENTE NO BLOG DO ZINI

Liane informa que “existe resistência à aquisição de produtos, mas com só 1,49% de torcedores resistentes, algo de mínimo impacto. Assim, não há motivos para patrocinar os dois clubes ao mesmo tempo”.

O estudo aplicado na Capital e em Caxias do Sul, onde o Inter jogou em 2013, mostrou ainda que 89% dos colorados compram produtos associados ao seu time, contra 79% dos gremistas.

A pesquisa será exibida aos profissionais de marketing do Inter nas próximas semanas.

Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.