Repetindo o mesmo resultado obtido na última etapa, em Trestels, na Califórnia, Gabriel Medina foi eliminado neste sábado, nas quartas de final em Landes, na França. Mesmo com a derrota, o brasileiro obteve o quinto lugar e soma mais 5 mil pontos _ o que lhe garante a permanência na liderança do WCT. Maior concorrente na batalha pelo título, Kelly Slater, onze vezes campeão mundial, deve disputar sua bateria de quartas de final neste domingo, contra o campeão da etapa passada, Jordy Smith. E vale a pena uma secada dos brasileiros: caso Slater seja derrotado, a diferença dele para Medina seguirá a mesma.
Contra o australiano Josh Kerr, Medina não conseguiu se encontrar na bateria. Com um mar em condições pouco favoráveis, devido a irregularidade de ondas, o brasileiro ainda teve uma quilha de sua prancha quebrada na metade da disputa. Kerr, apesar de não ter conseguido nenhuma ótima onda, tirou um 7,00 da cartola e um segundo score de 5,83. O brasileiro não conseguiu uma nota maior que 4,73 que, somada com um 4,17, não foi o suficiente para bater o australiano. O resultado dá ao brasileiro 5,000 pontos no ranking mundial.
Destaque para a impecável bateria de John John Florence nas quartas de final. O havaiano somou duas ondas belíssimas: 9,90 e 10. Na que lhe rendeu a nota máxima, o surfista encontrou um tubo sólido e longo, e ainda estendeu a onda com mais duas manobras. Ele garantiu vaga nas semi-finais e irá enfrentar Josh Kerr
A boa notícia é que, no mínimo, um representante brasileiro estará presente na semi final. Isso por que Miguel Pupo e Jadson André protagonizam o duelo da terceira bateria das quartas de final, que deverá ser disputada domingo _ a partir das 4h, horário de Brasília.