
O Inter tem dois caminhos possíveis na Libertadores. Se mantiver o terceiro lugar no Brasileirão, a trilha será mais fácil: cai no Grupo 4, ao lado de Emelec, do segundo representante chileno e do vencedor do confronto entre Monarcas Morelia e The Strongest.
Como ficaram os grupos da Libertadores
Se for ultrapassado pelo Corinthians e cair para o quarto lugar, precisará disputar a primeira fase da competição continental com o terceiro representante da Colômbia, ainda indefinido. Em caso de classificação, vai para uma chave complicada, com o atual campeão San Lorenzo, São Paulo e Danubio.
O que o Inter precisa para escapar do Grupo da Morte da Libertadores
Veja como estão os possíveis adversários do Inter na Libertadores:
Se ficar em terceiro no Brasileirão
Fase de grupos:
Grupo 4
Emelec
O Emelec se garantiu na Libertadores como campeão do Apertura do Campeonato Equatoriano. Foram 44 pontos em 22 jogos - quatro à frente do Independiente del Valle. No Clausura, ainda em andamento, o possível adversário colorado está em quarto, com 35 pontos em 19 jogos.
Antes do fim da temporada, o Emelec pega o campeão do Clausura na grande decisão nacional. Neste ano, foi eliminado na segunda fase da Libertadores, com apenas seis pontos no Grupo 7, ficando atrás de Bolívar, León e Flamengo.
O time ainda jogou a Copa Sul-Americana. Passou por Águilas Doradas-COL, River Plate-URU e Goiás, até ser eliminado pelo São Paulo nas quartas.
Chile 2
O campeão do Apertura chileno será o adversário colorado, caso o Inter fique em terceiro no Brasileirão. Como o Colo-Colo venceu o Clausura e já está com a vaga de Chile 1, o vice-campeão do Apertura será o Chile 2, caso o Colo-Colo também vença esta parte do Campeonato Chileno. A uma rodada do fim do torneio, Universidad de Chile e Santiago Wanderers são as possibilidades. La U tem a vantagem de estar um ponto à frente. Na última rodada, o Wanderers encara o líder Colo-Colo, enquanto a Universidad de Chile pega a Unión La Calera.
Monarcas Morelia ou The Strongest
Monarcas Morelia, do México, e The Strongest, da Bolívia, se enfrentam na primeira fase da Libertadores. O vencedor cai neste grupo.
O Morelia se classificou para a Libertadores de maneira simples. Campeão do Apertura mexicano em 2013, disputou uma espécie de Supercopa contra o Tigres, campeão do Clausura 2014. Venceu o primeiro jogo por 4 a 1 e perdeu o segundo por 3 a 1, garantindo o título da Supercopa MX e a vaga como convidado na competição sul-americana. O time jogou a Libertadores deste ano, mas foi eliminado pelo Santa Fe ainda na primeira fase e não chegou à etapa de grupos.
O The Strongest ficou em terceiro no Campeonato Boliviano, atrás de Bolívar e Oriente Petrolero, classificando-se para a primeira fase. Em 2014, a equipe passou da fase de grupos, eliminando o Atlético-PR, mas caiu nas oitavas de final para o Defensor.
Se ficar em quarto no Brasileirão
Primeira fase:
Colômbia 3 (Independiente Santa Fe, Junior, Once Caldas, Independiente Medellín ou Águilas Doradas)
O possível adversário colorado na primeira fase da Libertadores ainda está indefinido. O Santa Fe, que eliminou o Grêmio em 2013, já está classificado à Libertadores, mas ainda tem chances de pegar uma vaga direta se vencer o Clausura. Senão, está garantido na primeira fase pela melhor campanha ao longo do campeonato.
No Apertura, o time ficou em quarto na fase inicial e acabou eliminado na semifinal pelo Nacional-COL. No Clausura, teve a melhor campanha da fase em pontos corridos e está em primeiro no Grupo A da fase semifinal - formada por dois quadrangulares. Ainda restam dois jogos para definir o finalista. No outro grupo, o Independiente Medellín já se garantiu na decisão.
Se o Santa Fe vencer o Clausura, o representante colombiano na primeira fase fica entre Junior, Once Caldas, Independiente Medellín e Águilas Doradas.
Fase de grupos:
Se o Inter tiver que disputar a primeira fase e passar pelo representante colombiano, cai no chamado grupo da morte - com o atual campeão San Lorenzo e o São Paulo.
Grupo 2
San Lorenzo
O San Lorenzo focou suas ações em 2014 para a Libertadores e chegou ao título, passando por Grêmio, Cruzeiro, Bolívar e Nacional-PAR. Atualmente, faz uma campanha modesta no Campeonato Argentino - tem apenas 23 pontos em 18 jogos, na 11ª colocação do Torneio de Transição.
Antes de se preocupar com a Libertadores do ano que vem, o time argentino tem pela frente o Mundial de Clubes, no Marrocos. Na semifinal, pega Moghreb Tétouan-MAR, Auckland City-NZE ou ES Sétif-ALG. Se passar, deve encarar o Real Madrid na decisão.
São Paulo
O São Paulo fez uma temporada de nível médio. No Paulistão, ficou em primeiro lugar no seu grupo, apesar de ter a pior campanha entre os primeiros colocados. Nas quartas, acabou eliminado pela Penapolense nos pênaltis. Na Copa do Brasil, eliminou CSA e CRB, mas foi desclassificado pelo Bragantino na terceira fase e ganhou o direito de disputar a Copa Sul-Americana. Na competição continental, passou por Criciúma, Huachipato e Emelec, até ser eliminado pelo Nacional-COL na semifinal.
A melhor notícia do clube paulista em 2014 foi o vice-campeonato nacional. Uma campanha regular colocou o time atrás apenas do Cruzeiro. A uma rodada do fim, tem 70 pontos e não pode ser ultrapassado na segunda colocação.
Danubio
O Danubio entra como azarão neste grupo. A campanha no Apertura do Campeonato Uruguaio é apenas modesta. No torneio com 16 clubes, o Danubio é apenas o 12°, com 17 pontos em 14 jogos - 22 a menos do que o líder Nacional. A classificação para a Libertadores veio por conta de uma campanha surpreendente na edição passada do Apertura. Com 32 pontos em 15 jogos, desbancou os maiores clubes uruguaios para levar o título. Uma queda de desempenho já havia ocorrido no Clausura, no primeiro semestre deste ano, com o quinto lugar.

Acompanhe o Inter no Brasileirão através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
IOS
*ZHESPORTES