Em todas as atividades que envolvem relacionamentos, quer seja entre pessoas que se gostam, empresa e cliente, consumo e fidelização, é fundamental "criar um clima". Pois bem, falando do meu Grêmio, o que menos se percebe nos atuais e até nos veteranos dirigentes ligados a esta gestão atual é a competência para "criar um clima" com os torcedores e consumidores do nosso clube.
Desde o imbróglio da Arena, com as infelizes manifestações do presidente Fábio Koff dizendo que a Arena não era do Grêmio, que tinha que pagar para jogar, que não tinha autorização para entrar no estádio. Depois, passando para o atual presidente, Romildo Bolzan Jr., que, ao assumir, começa falando em tempos difíceis, nova realidade do futebol brasileiro, redução de investimento no futebol.
E chega até o lúcido executivo Rui Costa, com sua fala mansa e pausada, em slow motion, comentando a crítica situação financeira do clube, nova realidade etc. O que mais se ouve é uma choradeira danada, um apequenamento que nunca se viu no nosso clube. Todos esses dirigentes devem passar por um programa de coaching, devem aprender como é importante criar e manter um clima com seus clientes, digo torcedores, deixando um astral mais animado, apesar das dificuldades que todo mundo empresarial passa, e também os clubes de futebol.
Que deve haver um ajustamento, uma correção de rumos, uma redução dos salários malucos, todo mundo já sabe. O que esses dirigentes precisam entender é que toda a torcida apoia esse movimento de ajuste, mas eles, os dirigentes, devem fazê-lo sem alardear a quatro cantos que estamos pobres, que vamos ter um time para o gasto, que estamos empobrecidos.
Choro e mais choro, isso só deprime seus clientes, digo, sua torcida. Façam o que deve ser feito, mas mantenham a fleuma e a pose de time grande do Grêmio, não se apequenem. Afinal, quem tem um orçamento anual acima de R$ 200 milhões não pode ser considerado uma empresa de pequeno porte. E, por favor, não desanimem seu cliente, caso contrário ele vai parar de consumir.
Leia todas as colunas De Fora da Área
De Fora da Área
Hermes Ghidini: não desanimem seus clientes
União Frederiquense é prova de que o esporte ainda vive no nosso Estado
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: