A Fifa anunciou nesta quinta-feira a volta do Mundial de Clubes para o Japão após duas edições realizadas no Marrocos. Os nipônicos sediarão a competição em 2015 e 2016. Neste ano, a edição já tem data para acontecer: será entre os dias 10 e 20 de dezembro. A federação local ainda vai anunciar as cidades-sedes do torneio.
O Japão se mostra muito animado em receber um torneio deste porte, principalmente porque Tóquio sediará as Olimpíadas de 2020. Para o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, o país asiático tem tradição em eventos como o Mundial de Clubes.
Este é um país com histórico comprovado quando se trata de sediar eventos da Fifa, incluindo seis edições do Mundial de Clubes, que foram um sucesso total. Sabemos que será um ambiente excelente mais uma vez para esta competição anual, com grandes públicos e uma atmosfera maravilhosa. A popularidade e o perfil da competição continua a ser construída a cada ano, e certamente isso continuará com o enorme suporte mostrado pelo Japão.
O Mundial de Clubes passou a disputado no Japão em 1980, ainda sem a chancela da Fifa. A partir de 2005, a entidade máxima do futebol passou a organizar o torneio e o deixou em terras nipônicas até 2008, quando foi transferido para os Emirados Árabes, que abrigou a competição em 2009 e 2010. A Terra do Sol Nascente foi sede do Mundial de Clubes novamente em 2011 e 2012. A Fifa mudou para o Marrocos nas duas últimas edições.
*ZHESPORTES