
O ex-jogador da seleção uruguaia Alcides Ghiggia morreu na tarde desta quinta-feira, exatamente 65 anos depois da conquista da Copa do Mundo no Maracanã. Aos 88 anos, o responsável pelo Maracanazo sofreu um ataque do coração e não resistiu. O filho de Ghiggia confirmou a notícia aos veículos de comunição do Uruguai.
Alcides Ghiggia, que lutava há dez anos contra um câncer, deu entrada na noite de quarta-feira em um hospital de Montevidéu.
Na Copa de 1950, Ghiggia fez gols em todas as partidas da competição, marca que só Jairzinho conseguiu repetir. O brasileiro conseguiu atingir a distinação na Copa de 1970.
Jones Lopes da Silva: Ghiggia, o carrasco da primeira grande decepção do Brasil


O gol que marcaria definitivamente o nome do ponta direita foi marcado diante de 200 mil brasileiro no Maracanã. Aos 34 minutos do segundo tempo, com Brasil e Uruguai empatados em 1 a 1, Ghiggia conduziu a bola pela direita e, diante da marcação de Juvenal que se aproximava, chutou rasteiro para o gol. O goleiro Barbosa, que seria criticado pelo resto de sua vida pelo lance, não conseguiu evitar que a bola passasse ao seu lado, rente à trave esquerda e decretasse a derrota brasileira na Copa de 1950.
*ZHESPORTES