
Preservar de lesões
Fiquei bom tempo refletindo sobre as condições e projeções para o Grêmio no que tange às competições que o clube tem para disputar. Nesta terça, recomeça a Copa do Brasil e, paralelamente, segue a disputa do Brasileirão. O rodízio praticado pelo técnico do Inter, Diego Aguirre, eu diria que não deu certo, pela baixa pontuação do Inter no Brasileirão, que chegou ao ponto de seu presidente declarar publicamente que estava abrindo mão do Campeonato Brasileiro.
O Grêmio não tem elenco tão numeroso quanto o do Inter, embora tenha qualidade, tanto que se encontra no G4. Mas com tantos jogos contínuos até quando resistirão os atletas gremistas sem sofrerem lesões mais graves? A defesa quase que inteira está fora deste terça, contra o Criciúma. Faço essas referências apenas para reflexão.
Copa do Brasil ou Sul-Americana?
Considerando a boa colocação no Brasileirão, pergunto, não seria razoável preservar alguns jogadores importantes de um elevado desgaste físico e emocional, afastando-os da Copa do Brasil?
E mais, se eventualmente o clube fica fora da Copa do Brasil, seguindo na luta pelo Brasileirão, ganha de presente a vaga na Sul-Americana, que mesmo sendo uma competição de segunda linha, é um título, pois os adversários são muito inferiores aos da Copa do Brasil.
O que pensa o torcedor gremista? É uma reflexão importante visando preservar os atletas de lesões tão comuns com excesso de jogos.