A Sociedade de Ginástica Porto Alegre (Sogipa) começou nesta semana a despedida de sua antiga pista de atletismo. Na terça-feira, o clube iniciou os trabalhos de instalação de um novo equipamento. Mas apesar da modernização, a mudança deixará saudades para aqueles que, de perto, acompanharam o desenvolvimento de grandes atletas.
Brasil fecha Mundial de Judô com pior desempenho em seis anos
José Haroldo Loureiro Gomes, o Arataca, técnico de atletismo do clube, recorda com emoção os momentos de dedicação e trabalho na antiga pista.
- Significa a despedida de um verdadeiro templo do atletismo do Rio Grande do Sul. Os melhores atletas gaúchos dos últimos 20 anos passaram por essa pista - lamentou Arataca.
Imagens: Ronaldo Bernardi/Agência RBS
Porto Alegre recebe seleção de voluntários para a Olimpíada
A previsão de conclusão da nova pista é de quatro meses, prazo que pode variar dependendo do clima em Porto Alegre. O frio e a chuva atrapalham a instalação.
A pista adquirida pela Sogipa - graças a um convênio com a Confederação Brasileira de Clubes (CBC) - é aprovada e certificada pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF). Segundo a Sogipa, será a melhor pista de atletismo do Brasil.
Venda de ingressos para os Jogos Paraolímpicos começa no dia 7 de setembro
A instalação será realizada em três etapas. Na primeira, que começou na terça, ocorre a retirada da pista antiga, colocada em 2003. Depois, os técnicos farão uma "recomposição" da base na qual a nova pista será assentada. Só então, será feita a instalação do novo equipamento.
A tecnologia que será utilizada na Sogipa é a mesma dos mais importantes centros de treinamentos da Europa e do mundo. A pista - que será da cor azul - é feita com três camadas.
18 meses e um sonho adiado: a trajetória de um nadador em busca da vaga olímpica
Segundo a Sogipa, o clube realizará algumas melhorias no Caminho Alternativo para facilitar as atividades físicas do público no período de instalação do novo equipamento. Já os atletas, utilizarão outras pistas de Porto Alegre para treinar.
Bolt é derrubado por cinegrafista durante volta olímpica em Pequim
*ZHESPORTES
